sábado, fevereiro 24, 2024
Home » Tomar esta atitude antes de dormir pode reduzir o risco de diabetes, aponta estudo

Tomar esta atitude antes de dormir pode reduzir o risco de diabetes, aponta estudo

por Redação
Luz escura influencia na diabetes

Apagar as luzes de casa pelo menos uma hora antes de dormir pode evitar a diabetes gestacional. É o que sugere um novo estudo, publicado na revista American Journal of Obstetrics and Gynecology Maternal Fetal Medicine. Com relação a celulares, televisões ou outros equipamentos com telas, a recomendação é que as mulheres grávidas devem desliguem os aparelhos, ou tenham as luzes moduladas.

Sendo assim, para chegar a essa conclusão, foram observadas 741 mulheres norte-americanas. De acordo com os pesquisadores, todas usavam um actígrafo. Trata-se de um aparelho sensível à luz e temperatura que monitora a qualidade do sono.

A conclusão do estudo é que as mulheres que desenvolveram diabetes mellitus gestacional tiveram maior exposição à luz antes de começarem a dormir.

“Nosso estudo sugere que a exposição à luz antes de dormir pode ser um fator de risco pouco conhecido, mas facilmente modificável, de diabetes gestacional”, adisse Minjee Kim, principal autora do estudo, 

Diabetes tem cura?

“Sim, a diabetes tem cura”. A frase é do médico, escritor best-sellers e conferencista Lair Ribeiro. Segundo ele, a diabetes é uma doença nutricional e, portanto, deve ser tratada como tal.

“O paciente diabético tem que primeiro mudar qualidade de vida dele. Enquanto ele não mudar a alimentação dele, enquanto ele não mudar qualidade de vida dele, não interessa o remédio caro que ele vai comprar. Ou seja, ele não vai resolver o problema. O remédio aí é coadjuvante”, diz.

Sendo assim, o especialista reforça que a solução do problema passa necessariamente pela mudança na alimentação.

“Nesse sentido, é importante ele saber que tem que comer menos carboidrato possível. Ele tem que abrir mão do pão, do
macarrão, das farinhas, em geral, pois isso tudo vai virar glicose”. O caminho para combater a diabetes, explica Lair, é uma dieta a base de proteína e gordura. Leia mais aqui.

Dica infalível para dormir rápido

Sam Silva é farmacêutico, empresário da área da saúde e professor adjunto na Universidade da Georgia em Atlanta. Ele explica que um dos principais pontos de atenção para quem busca uma noite de sono ideal é manter o quarto totalmente escuro.

“Isso inclui vedar as luzes dos aparelhos eletrônicos que ficam acesas mesmo quando eles estão desligados. É o caso de aparelhos de TV, roteadores e modens. Eu cubro essas luzes com uma fita”, ensina Sam. Leia aqui mais sobre o assunto.

Redação

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.