sexta-feira, março 1, 2024
Home » Conheça o vegetal mais saudável e nutritivo do mundo

Conheça o vegetal mais saudável e nutritivo do mundo

por Redação

Em busca de uma alimentação equilibrada e saudável, existem diversas opções de vegetais para incluir na dieta. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, um tipo de folha se destaca por conter uma concentração maior de nutrientes em comparação aos outros e é considerado o melhor vegetal do mundo: o agrião.

Em um relatório publicado em 2014, foram analisados 47 alimentos quanto à quantidade de nutrientes que oferecem. Os alimentos que obtiveram as melhores pontuações foram o agrião, o repolho chinês, a couve americana e a rúcula. No segundo grupo de melhores pontuações, encontram-se a acelga, a folha de beterraba, o espinafre, a chicória e a alface.

Foto: Pixabay

O agrião recebeu a pontuação máxima, atingindo 100 pontos. Este alimento é rico em cálcio, vitamina C e antioxidantes, como betacaroteno e potássio, além de conter ferro, vitamina K, luteína, zeaxantina e diversos outros nutrientes.

Em uma porção de 100 gramas de agrião, é possível encontrar 3 mg de ferro, o que supera a quantidade presente na mesma quantidade de carne, e uma quantidade maior de vitamina C do que a mesma quantidade de laranja.

Entre os benefícios do agrião estão o fortalecimento dos ossos, suas propriedades antioxidantes, a melhora da saúde visual e a redução dos níveis de colesterol. Entretanto, é importante mencionar que pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem consultar seu médico antes de incluir esse vegetal em sua dieta, uma vez que a vitamina K presente no agrião pode interferir no processo de coagulação sanguínea.

Foto da capa: Freepik

Redação

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.