Em busca de uma alimentação equilibrada e saudável, existem diversas opções de vegetais para incluir na dieta. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, um tipo de folha se destaca por conter uma concentração maior de nutrientes em comparação aos outros e é considerado o melhor vegetal do mundo: o agrião.
Em um relatório publicado em 2014, foram analisados 47 alimentos quanto à quantidade de nutrientes que oferecem. Os alimentos que obtiveram as melhores pontuações foram o agrião, o repolho chinês, a couve americana e a rúcula. No segundo grupo de melhores pontuações, encontram-se a acelga, a folha de beterraba, o espinafre, a chicória e a alface.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
O agrião recebeu a pontuação máxima, atingindo 100 pontos. Este alimento é rico em cálcio, vitamina C e antioxidantes, como betacaroteno e potássio, além de conter ferro, vitamina K, luteína, zeaxantina e diversos outros nutrientes.
Em uma porção de 100 gramas de agrião, é possível encontrar 3 mg de ferro, o que supera a quantidade presente na mesma quantidade de carne, e uma quantidade maior de vitamina C do que a mesma quantidade de laranja.
Entre os benefícios do agrião estão o fortalecimento dos ossos, suas propriedades antioxidantes, a melhora da saúde visual e a redução dos níveis de colesterol. Entretanto, é importante mencionar que pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes devem consultar seu médico antes de incluir esse vegetal em sua dieta, uma vez que a vitamina K presente no agrião pode interferir no processo de coagulação sanguínea.
Foto da capa: Freepik