terça-feira, fevereiro 27, 2024
Home » OMS recomenda consumo de margarina em vez manteiga; entenda

OMS recomenda consumo de margarina em vez manteiga; entenda

por Redação

A manteiga e a margarina não apenas compartilham espaço nas prateleiras, mas também dividem a opinião das pessoas sobre qual delas é mais benéfica para a saúde.

Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou substituir a manteiga e seus derivados de origem animal por óleos vegetais. Essa recomendação também teve impacto sobre a escolha entre manteiga e margarina.

Isso ocorreu porque, no passado, a margarina costumava conter gorduras trans devido ao processo de hidrogenação industrial. No entanto, a Anvisa, através da Resolução RDC 632/2022, restringiu o uso desse tipo de gordura, devido aos sérios riscos à saúde que ela apresentava.

Assim, a composição da margarina atualmente não inclui mais gorduras trans. A margarina moderna é formulada com gorduras insaturadas e enriquecida com fitoesteróis, tornando-a uma opção mais saudável. As gorduras insaturadas são conhecidas por serem saudáveis, e os fitoesteróis têm propriedades antioxidantes benéficas para o organismo.

Por outro lado, a manteiga mantém um alto teor de gorduras saturadas, uma vez que é feita principalmente a partir de creme de leite. A Sociedade Brasileira de Cardiologia, inclusive, já emitiu alertas sobre o consumo dessas gorduras saturadas devido aos riscos que representam para a saúde cardiovascular.

Além disso, estudos recentes que analisaram ambas as composições concluíram que a margarina pode ser considerada superior à manteiga em termos de valor nutricional.

Redação

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.