A tatuagem é uma forma popular de expressão pessoal, mas é crucial estar ciente dos riscos e perigos associados tanto às permanentes quanto às temporárias. Assim, é precisoficar de olho nas dicas, entender os riscos das tatoos de henna e compreender a importância da qualidade das tintas.
As tatuagens temporárias de henna são frequentemente vistas como uma alternativa segura e temporária às tatuagens permanentes, especialmente populares em eventos, festivais e nas praias durante o verão. No entanto, muitos desconhecem os riscos significativos à saúde associados a elas.
A henna natural, derivada da planta Lawsonia inermis, é geralmente segura para uso na pele. No entanto, a “henna negra” frequentemente encontrada em locais turísticos e eventos é uma mistura de vários produtos químicos, incluindo tintas sintéticas e, em alguns casos, até tinta de óleo e componentes de tinta para madeira e ferro.
Reações alérgicas e toxidade
Esses componentes químicos podem causar reações alérgicas severas, como eczema, bolhas e, em alguns casos, hiperpigmentação da pele. A exposição ao sol pode agravar essas reações devido à fotossensibilidade dos componentes da henna negra.
Giancarlo Pincelli, biomédico especialista em remoção de tatuagens destaca que “é difícil encontrar a henna verdadeira hoje em dia”. “O que se usa geralmente são misturas químicas que podem causar reações alérgicas severas e até hiperpigmentação da pele”, destaca.
Dicas de segurança
- Evite fazer tatuagens de henna na praia: A combinação de exposição ao sol e os componentes químicos pode aumentar o risco de reações adversas.
- Teste de sensibilidade: Antes de fazer uma tatuagem de henna, faça um teste aplicando uma pequena quantidade de tinta na pele e observe por reações alérgicas.
- Escolha tatuagens colantes: Para evitar riscos, prefira tatuagens temporárias colantes, que têm menor probabilidade de causar reações alérgicas.
Qualidade das tintas de tatuagem e metais pesados
A qualidade das tintas usadas em tatuagens permanentes é um fator crucial para a saúde e segurança dos usuários. Muitas tintas de tatuagem contêm metais pesados que podem causar sérios problemas de saúde a longo prazo.
Os pigmentos das tintas de tatuagem frequentemente contêm metais pesados como mercúrio, chumbo, cobalto, níquel e alumínio. Cada cor pode conter diferentes metais:
- Azul e Verde: Cobalto
- Vermelho: Sulfeto de mercúrio
- Branco: Dióxido de titânio
Esses metais podem causar reações alérgicas imediatas ou desenvolver hipersensibilidade ao longo do tempo. Além disso, podem contribuir para doenças crônicas devido à toxicidade acumulada no corpo.
- ‘O segredo é morrer jovem o mais tarde possível’, diz Lair Ribeiro
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
“Os pigmentos coloridos, especialmente os vermelhos e magentas, são os que mais frequentemente causam reações alérgicas. O pigmento preto, sendo à base de carbono, é geralmente mais seguro,” explica Pincelli.
Dicas para escolher tintas seguras
- Pesquisa e Certificação: Escolha estúdios de tatuagem que utilizem tintas certificadas e reconhecidas por órgãos reguladores de saúde.
- Consulta com o Artista: Pergunte sobre a composição das tintas e prefira pigmentos orgânicos, que são mais biocompatíveis.
- Teste Alérgico: Realize um teste alérgico antes de fazer a tatuagem para garantir que não haverá reação adversa.