sexta-feira, março 1, 2024
Home » Esse motivo com certeza vai fazer você parar de levar o celular para o vaso sanitário

Esse motivo com certeza vai fazer você parar de levar o celular para o vaso sanitário

por Fernando Beteti

Faz parte do grupo que costuma levar o celular consigo ao usar o banheiro? Se sim, é importante estar atento. Isso ocorre porque esse hábito pode contribuir para o surgimento ou agravamento das hemorroidas.

É uma prática comum aproveitar o tempo no vaso sanitário para se atualizar sobre as redes sociais ou até mesmo responder às mensagens do WhatsApp. No entanto, especialistas advertem que realizar isso com frequência pode resultar em problemas devido à pressão exercida na região anal, o que pode contribuir para o desenvolvimento das hemorroidas.

Leia também

O próprio Ministério da Saúde, em sua Biblioteca Virtual, faz o aviso ao elencar dicas de para se prevenir contra as hemorroidas. “Lembre-se: banheiro não é biblioteca. Permaneça sentado no vaso sanitário somente o tempo necessário para evacuar. Se não conseguir naquele momento, tente mais tarde. Procure relaxar. Muito esforço afetará as veias que podem já estar enfraquecidas”.

Leia também

Apesar de agravar o problema, ficar sentado por muito tempo com o celular no vaso sanitário não é a única causa da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Foto: Freepik

Além disso, outra orientação é evitar o papel higiênico, que irrita e aumenta a inflamação. Portanto, o ideal é lavar a região anal e secar o local com toalha de algodão.

Veja outras causas:

  • Gravidez: em virtude da pressão que o feto exerce sobre as veias da parte inferior do abdome;
  • Obesidade: o excesso de peso também aumenta a pressão nas veias abdominais;
  • Sedentarismo: diminui o estímulo para a digestão dos alimentos e a irrigação sanguínea do ânus;
  • Genética: casos de hemorroidas na família podem indicar predisposição para desenvolver a doença, ou seja, a hereditariedade faz a diferença.
  • Dieta pobre em fibras e pouca ingestão de líquidos;
  • Sexo anal: pode produzir fissuras numa região que tem muitos vasos sanguíneos.

Sintomas e tratamentos

As hemorroidas são veias ao redor do ânus ou do reto que se inflamam ou dilatam. Ocorre que mesmo que não esteja fazendo força, o simples fato da pessoa ficar por um longo período sentada, já aumenta a pressão na região anal.

As hemorroidas podem ser externas ou internas. Quando externas, assemelham-se às varizes ou a pelotas de sangue e são visíveis na borda do ânus. Quando internas, localizam-se acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos.

Os sintomas incluem coceira provocada por inchaço das veias, sangramento, dor ou ardência durante ou após a evacuação e saliência palpável no ânus. Por outro lado, o tratamento pode ser feito com uso de pomadas e supositórios, ou até mesmo cirúrgico.

Fotos: Freepik

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.