segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Home » Remédios para refluxo e azia podem aumentar risco de demência em até 33%; entenda

Remédios para refluxo e azia podem aumentar risco de demência em até 33%; entenda

por Redação

O refluxo gastroesofágico é uma condição em que o conteúdo ácido do estômago retorna para o esôfago, causando uma sensação de desconforto conhecida como azia. A azia é caracterizada por uma sensação de queimação ou ardor que começa na parte superior do abdômen ou no peito e pode se estender até a garganta. Geralmente ocorre após as refeições ou quando alguém se deita logo após comer. O enfraquecimento do esfíncter esofágico inferior, que deveria manter o ácido do estômago contido, é uma das principais causas do refluxo e, consequentemente, da azia.

O gerenciamento da dieta, evitando alimentos que podem desencadear o refluxo, além de mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, medicamentos, são abordagens comuns para aliviar os sintomas de refluxo e azia.

No entanto, pesquisadores descobriram que alguns medicamentos utilizados no tratamento da azia e refluxo podem estar associados a um aumento no risco de desenvolvimento de demência. O estudo foi publicado na revista Neurology, em 9 de agosto.

Entre esses medicamentos estão os inibidores da bomba de prótons (IBPs), usados para combater o refluxo ácido. Além de já terem sido associados a um maior risco de problemas como insuficiência renal, derrame e mortalidade precoce por diversas doenças, os IBPs agora também foram relacionados a um risco 33% maior de desenvolver demência em indivíduos com 45 anos ou mais, especialmente aqueles que os tomaram por mais de quatro anos.

O estudo apontou possíveis conexões entre o uso prolongado de IBPs e a deficiência de vitamina B12, bem como dificuldades no metabolismo da proteína amilóide, que está ligada ao desenvolvimento do Alzheimer.

Redação

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.