O refluxo gastroesofágico é uma condição em que o conteúdo ácido do estômago retorna para o esôfago, causando uma sensação de desconforto conhecida como azia. A azia é caracterizada por uma sensação de queimação ou ardor que começa na parte superior do abdômen ou no peito e pode se estender até a garganta. Geralmente ocorre após as refeições ou quando alguém se deita logo após comer. O enfraquecimento do esfíncter esofágico inferior, que deveria manter o ácido do estômago contido, é uma das principais causas do refluxo e, consequentemente, da azia.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
- Acesse o canal de Fernando Beteti no YouTube
O gerenciamento da dieta, evitando alimentos que podem desencadear o refluxo, além de mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, medicamentos, são abordagens comuns para aliviar os sintomas de refluxo e azia.
No entanto, pesquisadores descobriram que alguns medicamentos utilizados no tratamento da azia e refluxo podem estar associados a um aumento no risco de desenvolvimento de demência. O estudo foi publicado na revista Neurology, em 9 de agosto.
Entre esses medicamentos estão os inibidores da bomba de prótons (IBPs), usados para combater o refluxo ácido. Além de já terem sido associados a um maior risco de problemas como insuficiência renal, derrame e mortalidade precoce por diversas doenças, os IBPs agora também foram relacionados a um risco 33% maior de desenvolver demência em indivíduos com 45 anos ou mais, especialmente aqueles que os tomaram por mais de quatro anos.
O estudo apontou possíveis conexões entre o uso prolongado de IBPs e a deficiência de vitamina B12, bem como dificuldades no metabolismo da proteína amilóide, que está ligada ao desenvolvimento do Alzheimer.
Prezado Beteti, acompanho suas reportagens e suas entrevistas já a algum tempo ,principalmente após descobrir que meu filho tem asma, a 3 anos…Para o controle e evitar crises, os médicos sempre atuam na consequência e dificilmente na causa. E atuando na consequência, ficamos reféns de remédios por muito tempo…remédios que de uma forma ou outra podem acarretar na sensibilidade ou irritar o estômago, causando, por exemplo, refluxo e aí acabamos em um ciclo. Mesmo buscando uma vida saudável, uma alimentação menos industrializada, quando precisamos de um médico…geralmente saímos da consulta com uma receita indicando o uso de vários remédios …e o ciclo se reinicia. Estamos neste ciclo agora…