segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Home » Pare agora de dar paracetamol para o seu filho!

Pare agora de dar paracetamol para o seu filho!

por Fernando Beteti

Você que é pai ou mãe, já deu paracetamol para o seu filho? Vendido sem receita na farmácia, o remédio age como antitérmico e analgésico. Ou seja, ele é muito usado para ao alívio de febre e de dores em geral. Entretanto, uma nota da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) traz um alerta importante: os perigos do erro de dosagem de paracetamol em bebês e crianças.

De acordo com a Anvisa, uma vez usado de maneira inadequada, o paracetamol pode desencadear eventos adversos graves. Entre eles estão hepatite medicamentosa e, em casos extremos, a morte

Nesse sentido, diz a nota: “dosagens incorretas do medicamento [paracetamol] podem resultar em eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa e até mesmo morte. Para evitar este problema, é importante que as recomendações descritas na bula sobre a dose máxima diária e o intervalo entre as doses sejam seguidas corretamente e de acordo com a orientação para cada faixa etária”.

Leia também

Nessa perspectiva, “é fundamental que o produto seja utilizado de forma correta, seguindo as recomendações da bula e as orientações dos profissionais de saúde”, destaca a Anvisa. A regra é a mesma para todos os remédios.

Por isso, se não for para seguir a dosagem correta, pare agora de dar esse remédio para o seu filho. Pois foi o grande aumento de casos de reações adversas de pessoas que não seguiram a prescrição, que fez com que a agência divulgasse essa nota.

Bebê e criança: confira as diferenças nas apresentações dos produtos

O medicamento paracetamol bebê é uma suspensão oral com concentração de 100 mg/mL, normalmente acompanhado de uma seringa dosadora. Pode haver diferenças nos modelos das seringas contidas nas embalagens dos medicamentos. Verifique a quantidade adequada de mL para o peso do bebê, conforme exemplificada na tabela abaixo.

Por outro lado, o medicamento paracetamol criança é uma suspensão oral com concentração de 32 mg/mL, acompanhada de um copo medidor.

Veja as dosagens adequadas de paracetomol:

Reprodução/Anvisa

Foto: Freepik

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.