Uma batata originária dos Alpes Andinos e famosa pela sua contribuição no tratamento da diabetes. Esta é a Yacon (Smallanthus sonchifolius), que pelos benefícios oferecidos é conhecida como batata do diabético.
O nome é dado ao tubérculo devido à alta concentração que contém de inulina. Ou seja, trata-se de um tipo de carboidrato do grupo dos frutooligossacáricos.
Na prática, as moléculas deste carboidrato não são facilmente “quebradas” pelo organismo. Assim, a liberação de açúcar no sangue é mais lenta, auxiliando os que têm diabetes tipo 2 a manterem os níveis de glicemia sob controle.
Por outro lado, a Yacon a se apresenta como grande fonte de fibras. Dessa maneira, o tubérculo torna-se um aliado importante da saúde intestinal. Além disso, os nutricionistas ressaltam que a inulina presente nesta batata é prebiótica, servindo de alimento para as conhecidas “bactérias boas”, responsáveis por atuarem para o correto funcionamento do intestino.
Leia também
- Irmãos ‘assumem incesto’ e chocam a web; veja os riscos genéticos
- Nariz de homem com varíola dos macacos apodrece
- Câncer de cabeça e pescoço: saiba identificar os sintomas
- Pesquisa mostra eficácia da vitamina B12 para atenuar covid-19
E a lista de benefícios para a saúde é ainda mais extensa. Além disso, a Yacon amplia a sensação de saciedade é abundante em antioxidantes – sobretudo do ácido clorogênico e o cafeico. Ela também dispõe de nutrientes, entre eles o potássio e cálcio.
A batata Yacon faz bem porque:
- Ajuda no tratamento da diabetes.
- Aumenta a saciedade.
- Auxilia para a saúde do intestino.
- Contribui para fortalecimento imunológico.
- Aliada no controle do colesterol.
A batata Yacon está presente no Quarteto Mixfribras da NutriGenes. Produto acompanha berinjela, chia e maracujá.