terça-feira, fevereiro 27, 2024
Home » Como vai seu sono? Dormir mal reduz expectativa de vida em 9 anos, diz pesquisa

Como vai seu sono? Dormir mal reduz expectativa de vida em 9 anos, diz pesquisa

por Fernando Beteti

Dormir mal faz você viver menos. É o que mostra um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e do Centro Dinamarquês de Medicina do Sono. Segundo aos pesquisadores, um sono fragmentado, quando a pessoa acorda várias vezes durante a noite, pode elevar o risco de morte em 29%. Além disso, a expectativa de vida de uma pessoa cai em cerca de nove anos.

A pesquisa foi publicada na revista NPJ Digital Medicine, do grupo Nature. Sendo assim, para chegar a estes resultados, foram monitorados 10.699 voluntários adultos e com idades que variam entre 20 e 90 anos. Para identificar o que seria um sono de qualidade foram analisados diversos fatores. Entre eles, os movimentos corporais, do queixo e das pernas durante o sono, assim como batimentos cardíacos e a respiração.

Sendo assim, diante deste contexto, os pesquisadores criaram o conceito de “idade do sono”. A intenção é mensurar a relação entre a longevidade e o sono das pessoas. O estudo concluiu que aqueles que tiveram uma noite de aumentaram em 29% taxa de mortalidade. Além disso, houve uma redução na expectativa de vida em 8,7 anos.

Leia também

Por outro lado, a pesquisa também motrou que noites bem dormidas colabram para a redução da idade biológica. Por exemplo, pessoas de 55 anos de idade que dormem profundamente durante toda a noite, têm uma idade biológica reduzida em de cerca de 10 anos.

Relaciona-se o sono ruim a problemas como apneia, neurodegeneração, obesidade e dor crônica. Apresentar uma “idade do sono” dez anos maior que a idade real ainda eleva o risco de doenças cardiovasculares em 40%.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.