A frequência com que cada pessoa vai ao banheiro fazer o chamado “número 2” varia de acordo com uma série de fatores. No entanto, uma coisa é certa: a correta higienização do ânus após a evacuação é fundamental. O que muita gente não sabe, porém, é que pode ter passado a vida inteira até agora, usando o papel higiênico da maneira errada.
De acordo com especialistas, usar apenas o papel higiênico para limpar o ânus não é a atitude mais correta. Isso porque o papel somente espalha a sujeira, permitindo que fiquem restos de fezes na região.
Além disso, o contato do papel com o ânus após a evacuação também acarreta problemas. Assim, o ato de esfregar a região pode ocasionar dermatites, infecção e até mesmo fissuras anais e hemorroidas.
Médicos também ressaltam que esse contato pode agravar casos de plicomas, que é uma saliência de pele que fica em volta do ânus – e muitas vezes é confundida com a hemorroida.
Como usar o papel higiênico no nº 2?
A recomendação dos especialistas é que após a evacuação, o ânus seja lavado com água e sabão. Nesse caso, o bidê ou a ducha higiênica íntima cumprem bem a missão. Outra dica é recorrer aos lenços umedecidos. Mas, então, para que serve o papel higiênico nessas horas? Apenas para secar a região após lavada. Ou seja, é muito provável que você tenha usado papel higiênico errado a vida inteira – até agora.