Quer viver mais e ter menos risco de sofrer com doenças cardiovasculares? Então, não abra mão do café em seu dia a dia. É o que mostra um estudo publicado na European Journal of Preventive Cardiology. De acordo com os cientistas, beber de duas a três xícaras de café por dia faz bem para a saúde do coração.
Além disso, os resultados são referentes às variedades moídas, instantâneas e descafeinadas. Então, como se chegou a esta conclusão? Os pesquisadores associaram os tipos de café e doenças cardiovasculares, arritmias e morte usando o chamado UK Biobank. Trata-se de um banco de dados de saúde no Reino Unido. Participaram do levantamento, adultos com idades entre 40 e 69 anos de idade.
Dessa maneira, o grupo de doenças cardiovasculares foi formado por doença cardíaca coronariana, insuficiência cardíaca congestiva e acidente vascular cerebral isquêmico.
Entretanto, apenas café moído e instantâneo com cafeína mostraram diminuir o risco de batimentos cardíacos irregulares, as arritmias. Por outro lado, o café descafeinado não reduziu esse risco, de acordo com o estudo.
Além de café, invista na cervejinha
Se tomar café durante o dia faz bem, a sugestão é também não abrir mão da cervejinha no happy hour. Isso porque estudo de revisão publicado na revista científica Addiction, revela que beber até 1 litro de cerveja, ou duas canecas (cerca de 500 ml cada), por dia pode diminuir o risco de demência.
De acordo com o noticiado pelo o jornal britânico The Independent, os pesquisadores concluíram que as pessoas que bebiam essa quantidade de cerveja tinham 38% menos risco de desenvolver a doença neurodegenerativa, se comparadas às que não bebiam cerveja.
O estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, avaliou dados de hábitos de consumo e de taxas de demência de 24.478 pessoas com mais de 60 anos.
Interessante está matéria. A cerveja pode ser substituído por um bom vinho ???? tinto seco?