terça-feira, fevereiro 27, 2024
Home » Uso de ibuprofeno e codeína pode levar à morte

Uso de ibuprofeno e codeína pode levar à morte

por Fernando Beteti

O Comitê de Avaliação de Risco de Farmacovigilância da Agência Europeia do Medicamentos (EMA) emitiu um alerta sobre os medicamentos com ibuprofeno e codeína. Segundo o órgão, em comunicado na sexta-feira (30), o uso prolongado dos medicamentos pode estar associado a problemas renais e até ao risco de morte.

De acordo com os pesquisadores, combinação de codeína, que é um opióide, com ibuprofeno, um anti-inflamatório, é favorável para desencadear a dependência. 

Constatou-se “vários casos de toxicidades renais, gastrointestinais e metabólicas”, segundo a Agência, tendo sido fatal em algumas situações. Ou seja, os principais riscos de problemas apontados são de danos aos rins e também gastrointestinais, com possibilidade levar à morte. O número de óbitos, entretanto, não está divulgado.

“Em doses superiores às recomendadas ou durante um período de tempo prolongado, a codeína com ibuprofeno pode causar danos nos rins, impedindo-os de remover adequadamente os ácidos do sangue para a urina (acidose tubular renal)”, diz o comunicado.

Além disso, a EMA destaca que “o mau funcionamento do rim também pode causar níveis muito baixos de potássio no sangue (hipocalemia), que por sua vez pode causar sintomas como fraqueza muscular e tontura”.

Diferentemente do verificado no mercado brasileiro, na Europa, encontra-se a composição de ibuprofeno e codeína em só medicamento. No Brasil, a codeína é bastante associada ao paracetamol.

Com o comunicado, recomenda-se que a bula dos medicamentos seja alterada para que se incluam as informações sobre os riscos renais e grastrointestinais.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

1 comentário

Marcia Maria de Farias Pinto 5 de outubro de 2022 - 16:39

Excelente conteúdo sobre o shot de açafrão

Responder

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.