A Vitamina D3 tem um papel fundamental para o fortalecimento das defesas do organismo. As células que fazem parte do sistema imunológico, como os linfócitos, contam com receptores para a Vitamina D3, fazendo com que ela contribua para o aumento da imunidade.
Além disso, trata-se de um grande aliado na prevenção e combate a infecções, vírus, bactérias e até mesmo cânceres. Estudos mostram que baixos níveis de D3 representam maiores níveis de moléculas que causam inflamações no organismo, o que é muito prejudicial para a imunidade.
Quer entender um pouco mais sobre essa vitamina, que na verdade é um hormônio? Veja o que o médico, escritor best-sellers e conferencista, Lair Ribeiro, tem a dizer sobre ela.
Fernando Beteti: O que podemos dizer sobre a Vitamina D3?
Dr. Lair Ribeiro: Muita coisa. A vitamina D3 é chamada de ‘vitamina do Sol’. O sol bate na nossa pele e produz a D3. Essa produção vai para o fígado, tem uma ativação, vai para os rins, tem uma outra ativação, e vai formar uma coisa chamada calcitriol, que é o produto final.
A vitamina D3 administra 10% da nossa genética. Ela previne 85% dos cânceres que uma pessoa poderia vir a ter, ela trata doenças autoimunes, é considera hoje um hormônio, porque o hormônio é produzido no corpo. Como não temos mais tempo para tomar sol, ou nos falaram que o sol faz mal, uma opção que você tem é fazer suplementação com vitamina D3.
- Leia também
Fernando Beteti: A vitamina D2 e D3 apresentam o mesmo efeito?
Dr. Lair Ribeiro: A vitamina D2 é vegetal, não tem tanta ação. Você compra no supermercado um leite enriquecido com vitamina D, infelizmente a vitamina D que tá no leite é a D2, ela não tem função quase nenhuma. O que você precisa é da D3, animal, que é o que somos, animais, apesar de racionais. Então a ingestão da vitamina D3 é diferente da D2. Então das duas uma: ou você toma sol, mas tem que estar com 80% do corpo nu e disponível, ou você faz uso da vitamina D3 para superar essa deficiência. Porque hoje o brasileiro, apesar de morar num país tropical, também está deficiente de vitamina D3.
Fernando Beteti: A falta dessa vitamina na infância causa raquitismo. E no adulto a deficiência é qual?
Dr. Lair Ribeiro: No adulto causa osteomalácia, que é aquele sujeito que cada lugar que você aperta dói, ele tem eritrócito, que é a camada que cobre o osso, inflamado. Por outro lado, na criança forma raquitismo, ela fica as pernas tortas. Se você é adulto e tem essas dores, quando fizer suplementação com vitamina D3, elas vão sumir. Muita gente confunde osteomalácia com fibromialgia, e com várias doenças. Mas na realidade é deficiência da vitamina D3.
Fernando Beteti: vitamina D3 existe em algum alimento?
Dr. Lair Ribeiro: Por exemplo, o óleo de fígado de bacalhau que a sua vó ou bisavó dava é rico em vitamina D3, mas é difícil fazer uma suplementação só via alimentar, o ideal seria tomar sol, mas hoje ninguém toma sol, acha que vai dar câncer de pele. Seu avô nunca se preocupou com isso. O pescador que pesca o dia inteiro, sai de manhã e volta à noite, 365 dias por ano, também não tá preocupado, mas na sua cabeça, se tomar sol vai ter câncer de pele. Essa é uma discussão muito intensa. Existe muita coisa que não é verdade. Dez ou 15 minutos de sol é fundamental para a sua saúde. Se não quiser fazer isso ou não tem tempo, a alternativa é a D3.
Assista a entrevista completa no Canal de Fernando Beteti no YouTube:
Suplementação
Na NutriGenes é possível encontrar a Vitamina D3 em gotas em duas versões: 500 Unidades Internacionais (UI) (recomendação de quatro gotas por dia) e 2.000 Unidades Internacionais (UI) (recomendação de uma gota por dia). Clique AQUI e veja a linha completa de produtos com foco na imunidade.
Foto da capa: Freepik