Os riscos para a saúde e o bem-estar estão presentes em diversos aspectos da vida cotidiana, inclusive em práticas aparentemente inofensivas, como escovar os dentes. Especialistas advertem que a pasta de dente que usamos pode conter substâncias extremamente prejudiciais para o corpo.
Isso ocorre porque a boca é uma porta de entrada rápida para esses agentes nocivos na corrente sanguínea, onde se acumulam ao longo do tempo. O Dr. Joseph Mercola, renomado médico osteopata e reconhecido na área da saúde natural, ressalta que a boca é uma das regiões mais absorventes do corpo, tanto que certos medicamentos são administrados sublingualmente. Assim, mesmo que alguém cuspa o excesso de pasta de dente, os produtos químicos entram em contato com a língua, gengivas e toda a cavidade oral, invadindo o organismo.
O flúor é possivelmente a substância mais comum nos cremes dentais. Desde cedo, aprendemos que ele é essencial para a saúde dental. Mas será verdade? Especialistas argumentam que, na realidade, o flúor é um resíduo industrial tóxico. Estudos relacionam essa substância à osteoporose, à redução da resistência às bactérias (com impacto no sistema imunológico), e até mesmo ao câncer, problemas genéticos e diminuição do QI quando em excesso.
Outras substâncias perigosas na pasta de dente
Outro produto presente em alguns cremes dentais que merece atenção é o Triclosan. Apesar de ajudar na prevenção da gengivite, essa substância química está ligada a problemas graves. Entre eles, está a resistência do organismo a antibióticos e desregulação endócrina, que pode resultar em cânceres de mama, ovário, próstata, por exemplo, assim como má formação óssea.
Por fim, pelo menos mais duas substâncias acendem o sinal de alerta, quando o assunto é a pasta que usamos na higiene bucal. O Propilenoglicol, que é usado em tintas e esmaltes e a Dietanolamina, que pode estar relacionada a cânceres, como de estômago e esôfago.
Qual a solução? Dr. Joseph Mercola sugere que é possível fazer uma pasta de dente eficaz e muito menos nociva à saúde. Veja a receita:
Pasta de dente com óleo de coco e hortelã-pimenta caseira
Ingredientes
- 1/2 xícara de argila bentonita
- 1/8 colher de chá Sal
- 2 colher de chá Bicarbonato de sódio
- 2/3 xícara de água
- 1/4 Óleo de coco
- 1 colher de chá de estévia (opcional)
- 1 a 4 gotas óleo essencial de hortelã-pimenta
Modo de preparo
- Primeiramente, misture a argila e o sal em um recipiente.
- Na sequência, adicione a água e misture bem.
- Adicione o resto dos ingredientes e misture bem novamente até formar uma pasta.
- Guarde-o em um frasco com tampa.
- Umedeça a pasta na escova e faça a escovação como de costume.
Boa noite! Nos ingredientes pra fazer a pasta de dente, óleo de côco é 1/4 de xícara ou 1/4 de colher?