O câncer de próstata é um dos tumores mais comuns entre homens, sendo o segundo mais incidente após o câncer de pele não melanoma, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Principalmente a partir dos 50 anos, sua incidência aumenta. Um estudo de Harvard com 31 mil homens, que os acompanhou de 1992 a 2010, revelou que ejacular 21 ou mais vezes por mês pode reduzir o risco de câncer de próstata em 31%. Isso pode ocorrer devido à diminuição de toxinas e redução da inflamação na próstata. Embora existam associações, os estudos são variados e não conclusivos.
Na Austrália, homens que ejaculavam cinco a sete vezes por semana tinham 36% menos chances de desenvolver câncer de próstata antes dos 70 anos. Urologistas ressaltma que a frequência de ejaculação está associada ao estilo de vida saudável, o que pode influenciar a redução do risco de câncer. Porém, estudos baseados em questionários apresentam limitações.
- LEIA TAMBÉM – Dra. alerta: ‘Amendoim é altamente cancerígeno’; saiba por quê
- LEIA TAMBÉM – Tamanho médio do pênis pelo mundo é revelado em pesquisa; veja ranking
Isso porque diferentes métodos e populações estudadas dificultam conclusões definitivas. Além disso, a frequência de ejaculação pode estar ligada a fatores como menor índice de massa corporal e maior atividade física, que também reduzem o risco de câncer.
Sintomas do câncer de próstata:
- Dificuldade para urinar
- Fluxo urinário fraco ou interrompido
- Necessidade frequente de urinar, especialmente à noite
- Sangue na urina ou no sêmen
- Dor ao ejacular
- Dor persistente nas costas, quadris ou pelve
Tratamentos do câncer de próstata:
- Vigilância ativa: Monitoramento regular sem tratamento imediato.
- Cirurgia: Remoção da próstata (prostatectomia).
- Radioterapia: Uso de radiação para matar células cancerosas.
- Terapia hormonal: Redução de hormônios que alimentam o câncer.
- Quimioterapia: Uso de medicamentos para matar células cancerosas.
- Imunoterapia: Estímulo do sistema imunológico para combater o câncer.
Quais exames são feitos para investigar o câncer de próstata?
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais.
- Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
- Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
Qual exame confirma/diagnostica o câncer de próstata?
Para confirmar o câncer de próstata é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.
Para mais informações, consulte o INCA e outras fontes de saúde confiáveis.
Excelente matéria, compartilhar com as pessoas, cada dia aumenta essa doença e devemos continuar a aprender tudo que diminua, prevenção sempre.