sábado, fevereiro 24, 2024
Home » Saiba por que você deve parar já de tomar refrigerante

Saiba por que você deve parar já de tomar refrigerante

por Fernando Beteti

O refrigerante está, definitivamente, inserido no cardápio da população. Crianças, adultos ou idosos têm o consumo da bebida como hábito diário. O que nem todos sabem é o perigo que o refrigerante traz para a saúde.

Pesquisas associam, por exemplo, o refrigerante a doenças graves como o diabetes tipo II, osteosporose, problemas hepáticos e até câncer. Ao observar o rótulo você vai comprovar que para disfarçar o sal (sódio) da bebida, o fabricante “capricha” no açúcar.

Uma lata da bebida, por exemplo, pode conter até nove colheres de açúcar. Lembrando que quem gosta de refrigerante toma muito mais que o equivalente a uma latinha por dia.

Para muitos especialistas em nutrição, o refrigerante é o pior alimento do mundo. Isso porque além de pobre em nutrientes, essa enorme quantidade de glicose prejudica a absorção de compostos essenciais como magnésio, zinco e cromo. Além disso, o consumo ainda prejudica a imunidade e reduz a capacidade do organismo em combater o estresse.

Corante cancerígeno

Estudiosos norte-americanos analisaram, numa experiência com ratos, o caramelo 4-MEI ou Metilimidazol. É ele quem dá pigmentação à bebida e um dos produtos de degradação do corante Caramelo IV, usado em refrigerantes de cola, energéticos e também presente em agrotóxicos e corantes de caramelo.

A substância foi incluída em uma lista de agentes cancerígenos depois que pesquisa do Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos.

O médico cardiologista e nutrólogo Lair Ribeiro é enfático ao criticar o refrigerante e atribui a ele a acidez do sangue. “Para cada copo de refrigerante precisaria consumir 32 copos de água só pra correr atrás do prejuízo”, alerta ele.

Mude seu hábitos, melhore sua saúde – sem refrigerante

– A água é a melhor bebida e nada se iguala a ela. São necessários em média, entre um litro e meio e dois litros de águia para manter o corpo hidratado, segundo o médico. Quanto mais alcalino o pH da água, mais compatível com o pH do sangue e melhor para sua saúde.

– Prefira suco natural em vez de refrigerantes. Comer a fruta é ainda mais aconselhável, porque você consome menos frutose e menos calorias.

– A água de coco também é uma excelente opção. Além de saborosa, tem pouquíssimas calorias, é rica em potássio, contém carboidratos de fácil digestão entre outros benefícios.

Foto: Freepik

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.