O refrigerante está, definitivamente, inserido no cardápio da população. Crianças, adultos ou idosos têm o consumo da bebida como hábito diário. O que nem todos sabem é o perigo que o refrigerante traz para a saúde.
Pesquisas associam, por exemplo, o refrigerante a doenças graves como o diabetes tipo II, osteosporose, problemas hepáticos e até câncer. Ao observar o rótulo você vai comprovar que para disfarçar o sal (sódio) da bebida, o fabricante “capricha” no açúcar.
- Leia também
Uma lata da bebida, por exemplo, pode conter até nove colheres de açúcar. Lembrando que quem gosta de refrigerante toma muito mais que o equivalente a uma latinha por dia.
Para muitos especialistas em nutrição, o refrigerante é o pior alimento do mundo. Isso porque além de pobre em nutrientes, essa enorme quantidade de glicose prejudica a absorção de compostos essenciais como magnésio, zinco e cromo. Além disso, o consumo ainda prejudica a imunidade e reduz a capacidade do organismo em combater o estresse.
Corante cancerígeno
Estudiosos norte-americanos analisaram, numa experiência com ratos, o caramelo 4-MEI ou Metilimidazol. É ele quem dá pigmentação à bebida e um dos produtos de degradação do corante Caramelo IV, usado em refrigerantes de cola, energéticos e também presente em agrotóxicos e corantes de caramelo.
A substância foi incluída em uma lista de agentes cancerígenos depois que pesquisa do Programa Nacional de Toxicologia dos Estados Unidos.
O médico cardiologista e nutrólogo Lair Ribeiro é enfático ao criticar o refrigerante e atribui a ele a acidez do sangue. “Para cada copo de refrigerante precisaria consumir 32 copos de água só pra correr atrás do prejuízo”, alerta ele.
Mude seu hábitos, melhore sua saúde – sem refrigerante
– A água é a melhor bebida e nada se iguala a ela. São necessários em média, entre um litro e meio e dois litros de águia para manter o corpo hidratado, segundo o médico. Quanto mais alcalino o pH da água, mais compatível com o pH do sangue e melhor para sua saúde.
– Prefira suco natural em vez de refrigerantes. Comer a fruta é ainda mais aconselhável, porque você consome menos frutose e menos calorias.
– A água de coco também é uma excelente opção. Além de saborosa, tem pouquíssimas calorias, é rica em potássio, contém carboidratos de fácil digestão entre outros benefícios.
Foto: Freepik