Uma vacina anticoncepcional para homens está perto de virar realidade. A previsão dos cientistas é que a novidade esteja disponível em 2023. Desenvolvido pelo Instituto Indiano de Tecnologia, o contraceptivo se chama Risug, que significa “Inibição Reversível do Esperma Sob Controle”.
Sendo assim, após anestesia local no escroto, a substância da vacina é aplicada nos dois ductos deferentes. Eles são os canais que transportam os espermatozoides.
- Leia também
Como a vacina anticoncepcional para homens funciona?
Contudo, como o a substância age? Segundo os estudiosos, um gel a base de polímero chamado anidrido maleico de estireno causa danos às caudas dos espermatozoides. Desse modo, eles são impossibilitados de fertilizar um óvulo. Em apenas alguns minutos, o procedimento é realizado. Entretanto, uma pergunta de muitos: a condição é reversível? A resposta é: sim.
Para anular o efeito, basta uma injeção de água e bicarbonato de sódio. Ou seja, não é um método tão definitivo quanto a vasectomia, que mesmo podendo ser “desfeita” não é 100% garantida.
Primeiramente, para viabilizar a vacina anticoncepcional para homens, os cientistas realizaram testes em 300 voluntários, em seis meses. Os efeitos colaterais incluem inchaço escrotal temporário e dor na região. Entretanto, os incômodos duram cerca de um mês, no máximo. Além disso, não houve registro de efeito colateral adverso no período de testes em humanos.
Foto: Freepik