segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Home » Pesquisa encontra contaminação de bactéria em queijos; veja as marcas

Pesquisa encontra contaminação de bactéria em queijos; veja as marcas

por Fernando Beteti
queijos

Uma pesquisa realizada pela Proteste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, revelou a existência de queijos que não atendem aos padrões estabelecidos pelas autoridades sanitárias no Brasil. Os estudiosos depararam-se com queijos contendo uma quantidade de bactérias acima dos limites permitidos. Além disso, encontraram em alguns produtos um teor de sódio maior do que o indicado na tabela presente na embalagem. Ao todo, foram testadas 49 marcas.

De acordo com o estudo, divulgado pelo jornal Globo, identificou a presença de Escherichia coli em níveis superiores aos permitidos, nas marcas de queijo coalho Porto Alegre e SertaNorte. A presença excedente dessa bactéria pode ocasionar diarreia e complicações relacionadas.

Da mesma forma, foram encontrados queijos com um elevado teor de sódio. As regulamentações brasileiras permitem um acréscimo de apenas 20% em relação ao valor declarado no rótulo.

O queijo coalho Tres Marias apresentou um aumento de 159% em relação ao teor de sódio indicado. Por outro lado, o queijo ralado Gran Romando registrou um acréscimo de 76,6%. Por fim, o gorgonzola Cruzilia apresentou um aumento de 94%, e o queijo processado São Vicente, 36,3%.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.