A vesícula biliar é um órgão localizado abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino. A bile é formada pela mistura de várias substâncias, entre elas o colesterol, responsável pela imensa maioria da formação de cálculos (pedras). Elas podem impedir o fluxo da bile para o intestino e causar uma inflamação chamada colecistite. No entanto, mesmo sendo um problema silencioso, alguns sinais podem indicar a presença de pedra na vesícula.
É o que explicou em entrevista ao Canal Fernando Beteti, a Dra. Andreia Mombach, que é PhD em Naturopatia e biomédica. De acordo com elas, a falta de atenção para os sintomas muitas vezes faz com que a única solução para o problema seja a cirurgia.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
“Os sintoma pode ser uma dor repentina no estômago, ou então embaixo das costelas do lado direito. Muitas vezes os sintomas são náuseas e vômitos, às vezes dor nas costas, às vezes é uma dor que puxa até o ombro direito. Além disso, em muitos casos há uma perda de apetite repentina ou aquela sensação de barriga inchada. Da mesma forma, os sintomas incluem uma crise de diarreia”, comentou.