Os cuidados para uma noite de sono de qualidade começam muito antes de deitar a cabeça no travesseiro e apagar as luzes. Até mesmo hábitos comuns, muitas vezes passados de geração para geração, prejudicam (e muito) na hora de dormir. É o que explicou em entrevista ao Canal Fernando Beteti, Julio Luchmann, que é fitoterapeuta, neurocientista, doutorando em Naturopatia.
De acordo com ele, dois erros estão entre os mais comuns para aqueles que querem uma boa noite de sono, mas nunca conseguem. O primeiro deles é tomar banho quente momentos antes de ir para cama. “O banho quente faz você liberar
adrenalina, que por sua vez, faz oposição à melatonina”, explicou ele. Lembrando que a melatonina é um hormônio produzido pelo organismo e que “prepara” o nosso corpo para dormir.
Além disso, Julio Luchmann outro erro bastante cometido: tomar chá quente. “Um exemplo de um chá que é excelente para o sono, é a Melissa officinalis, nossa erva-cidreira. Trata-se de um potente indutor de Gaba, mas desde que tomado duas
horas antes do sono. Além disso, o ideal é não tomar o chá não muito quente. Pois é a mesma coisa que banho quente. Eles levam a um processo de relaxamento, que é verdade, mas não são bons para o sono porque ele opõem ao estágio da melatonina. Então, a manutenção do sono fica prejudicada por causa do banho quente e do chá quente”.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Importante frisar que Gaba, que citado pelo médico, é um neurotransmissor inibidor no sistema nervoso central, que promove relaxamento e sono.
Por fim, para ter um sono de qualidade, é importante reforçar a dica de Julio Luchmann: banho quente e chá quente só se forem tomados duas horas antes de ir para a cama.