Os benefícios da maçã para a saúde são amplamente divulgados. Afinal, trata-se de uma fruta saborosa, acessível e que, ainda, proporciona uma série de vantagens para a saúde. Primeiramente, é importante ressaltar que a maçã é uma fonte abundante de nutrientes e vitaminas, a exemplo da B1, B2 e B3, que estão associadas ao metabolismo energético.
Além disso, a fruta também conta com propriedades antioxidantes e oferece compostos fenólicos, que combatem inflamações. Entre outros benefícios, a maçã é rica em fibras, colaborando para a manutenção de níveis adequados de glicemia e colesterol no fluxo sanguíneo.
Mas, existe um horário mais adequado para consumir a maçã?
Julio Luchmann é fitoterapeuta, neurocientista, doutorando em Naturopatia e revelou a resposta ao canal Fernando Beteti – veja abaixo.
“A gente aproveita melhor a maçã quando ela é comida sozinha, ou seja, quando não está junto com outras frutas e alimentos. Mas, em média, passo sempre para meus pacientes que façam o consumo nas janelas das principais refeições. Por exemplo, às 10 horas da manhã é excelente, um horário maravilhoso. No final da tarde, entre almoço e a janta, também”, explicou.
Outra dúvida comum, é saber se a maçã pode ser consumida após o jantar. De acordo com Julio Luchmann, caso a pessoa estude à noite ou desempenhe alguma atividade no período noturno, que exija energia, a fruta pode ser uma opção interessante. Porém, essa não é a regra.
“No dia a dia, na média da população, não costumamos recomendar a fruta à noite. Pois principalmente depois da janta, ela aumenta a taxa de fermentação do intestino, a disbiose intestinal (desequilíbrio da flora do intestino) dispara e as bactérias ruins gostam de açúcar e desse carboidrato”, completou.
Veja o vídeo que detalha o melhor horário para consumir a maçã
Veja a entrevista completa do Dr. Julio Luchmann feita para o canal Fernando Beteti com vários assuntos abaixo:
.