sábado, fevereiro 24, 2024
Home » Mundo deve estar pronto para surto mais letal que a Covid-19, alerta a OMS

Mundo deve estar pronto para surto mais letal que a Covid-19, alerta a OMS

por Fernando Beteti

O mundo pode esperar pela chegada de surtos de doenças com taxa de mortalidade maior que a da Covid-19. É o que disse o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, em discurso na segunda-feira, dia 22 de maio.

Durante a 76ª Assembleia Mundial da Saúde, que será realizada até 30 de maio, Adhanom destacou a necessidade das nações estarem prontas para lidar com um surto potencialmente mais letal que o provocado pelo novo coronavírus.

Ele ressaltou a possibilidade de surgimento de novas variantes que possam causar doenças e mortes, assim como o risco representado por patógenos ainda mais mortais.

O que vem depois da Covid-19?

Durante o evento, a OMS anunciou o lançamento da Rede Internacional de Vigilância de Patógenos. Assim, o objetivo, segundo ele, é aprimorar os sistemas de coleta de amostras e fornecer informações para embasar políticas públicas e auxiliar os tomadores de decisão. De acordo com o diretor-geral da OMS, essa nova rede busca fortalecer a capacidade global de monitorar e responder a ameaças emergentes à saúde. A finalidade é, nas palavras dele, colaborar para a prevenção de crises futuras.

“Permanece a ameaça do surgimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes. E a ameaça de outro patógeno emergente com potencial ainda mais mortal permanece. E as pandemias estão longe de ser a única ameaça que enfrentamos. Em um mundo de crises sobrepostas e convergentes, uma arquitetura eficaz para preparação e resposta a emergências de saúde deve abordar emergências de todos os tipos”, afirmou Adhanom.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

3 comentários

Milton Theodoro 24 de maio de 2023 - 18:25

Fernando Beto vc é o cara

Responder
Milton Theodoro 24 de maio de 2023 - 18:26

Fernando Beto vc é o mió q tá tendo

Responder
Milton Theodoro 24 de maio de 2023 - 18:27

Fernando Beteti

Responder

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.