segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Home » Esse remédio para febre que você tem em casa é a principal causa de falência do fígado

Esse remédio para febre que você tem em casa é a principal causa de falência do fígado

por Fernando Beteti
paracetamol causa falência no fígado

O Paracetamol é um remédio amplamente conhecido e utilizado para aliviar dores e reduzir febres. Entretanto, seu uso inadequado tem preocupado autoridades nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, pois pode levar à falência do fígado. Neste artigo, abordaremos dados estatísticos e recomendações para o uso seguro desse medicamento popular.

Paracetamol: principal causa de falência do fígado

Estatísticas alarmantes revelam que o Paracetamol é apontado como a causa de 45% dos casos de falência hepática nos Estados Unidos e até 60% nos registros britânicos. O uso indiscriminado do medicamento tem sido uma preocupação constante, demandando atenção das autoridades de saúde.

Popularidade no Brasil e venda livre

No Brasil, o Paracetamol ocupa a 19ª posição na lista dos princípios ativos mais comercializados, figurando entre os 25 medicamentos sem prescrição mais populares, de acordo com a Anvisa.

Aumento das Intoxicações no Brasil

Dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Unicamp mostram um aumento significativo de 44% nos casos de intoxicação causada pelo uso indiscriminado do Paracetamol no país, entre 2020 e 2021.

Uso responsável e orientações médicas

Apesar dessas preocupações, há especialistas que defendem que o Paracetamol pode ser utilizado de forma segura. Para evitar danos ao fígado, eles orientam algumas medidas essenciais, como evitar o consumo de álcool em conjunto com o medicamento, respeitar a dose máxima de três comprimidos por dia e, principalmente, buscar orientação médica antes de utilizá-lo.

Por fim, a conclusão é que o Paracetamol é um medicamento eficaz para alívio de dor e febre, mas seu uso deve ser feito com responsabilidade e seguindo as orientações médicas. Fique atento aos riscos de intoxicação e cuide da sua saúde.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.