Um homem tenta retirar um tumor gigante do rosto desde março de 2023 no Rio Grande do Norte, mas a falta de material impossibilitou a cirurgia até agora. Embora seja benigno, ele sofre dores intensas que o fazem ter que tomar 18 doses de morfina por dia.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Para realização do procedimento, José Nilton Cardozo, 65, precisou entrar na Justiça. Quem fez isso para ele foi a própria filha, a advogada Mirnari Carozo. A ação tinha como objetivo dar continuidade no tratamento do pai, que deixou de trabalhar devido a situação.
Tumores, infelizmente, não são uma novidade na vida de Nilton. Desde 2013 ele vem convivendo com as manifestações. O primeiro apareceu o levou a ter uma convulsão e, no ônibus, teve o diagnóstico. Em seguida, fez um procedimento para retirar por meio de cirurgia pelo SUS.
O outro tumor voltaria a aparecer três anos mais tarde. Depois de descoberto, ele resolveu não contar para as filhas.
Em 2020, José passou por outra cirurgia para retirar o tumor intracraniano. Depois disso, restou uma massa no rosto, porém muito discreta que se limitava a causar uma leve dormência. “Após quase um ano sem crescer, ele começou a avançar. O neurologista nos encaminhou a um especialista em cabeça e pescoço, mas três deles disseram que não era caso de cirurgia, porque ela era mais agressiva do que a lesão”, relatou Mirnari.
A ação realizada pela filha teve, por fim, um resultado positivo: a cirurgia de José deve acontecer no próximo sábado.
Com informações do UOL