sexta-feira, março 1, 2024
Home » Homem é infectado por varíola dos macacos, covid-19 e HIV; caso é inédito

Homem é infectado por varíola dos macacos, covid-19 e HIV; caso é inédito

por Fernando Beteti

O caso clínico de um italiano de 36 anos chamou a atenção da comunidade médica. Isso porque ele foi diagnosticado, ao mesmo tempo, pelos vírus da varíola dos macacos, covid-19 e HIV.

A situação está relatada no periódico Journal of Infection. Conforme os autores, trata-se do primeiro caso da infecção tripla documentado até agora.

No artigo, é relatado que o paciente começou a passar mal nove dias depois após retornar de uma viagem que fez à Espanha. Os sintomas incluíam dores de cabeça e garganta, febre de até 39ºC e inchaço em um linfonodo na virilha. Assim sendo, ele testou positivo para covid-19 em 2 de julho.

Evolução dos sintomas

No entanto, já em tratamento contra o coronavírus, o homem começou a apresentar erupções cutâneas em várias partes do corpo. Quando elas evoluíram para feridas com pus, ele procurou atendimento de emergência no Hospital Universitário de Catânia, na Itália.

Em atendimento médico, ele fez novo teste de covid-19 e foi e também para a varíola dos macacos. Para a surpresa, os dois resultados foram positivos. Diante deste contexto, o paciente submeteu-se a testes para identificar possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Foi aí que confirmou-se a infecção por HIV.

“Dada a atual pandemia de covid-19 e o aumento diário de casos de monkeypox, os sistemas de saúde devem estar atentos a essa eventualidade (de infecção simultânea), promovendo testes diagnósticos adequados em indivíduos de alto risco que são essenciais para a contenção, pois não há tratamento ou profilaxia amplamente disponíveis”, conclui o artigo sobre o caso do homem infectado com covid-19, varíola dos macacos e HIV ao mesmo tempo.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.