O caminhoneiro Roberto Luis de Lima, de 53 anos (foto em destaque), contraiu leptospirose ao ingerir uma manga caída no chão. Hospitalizado por quase 20 dias, enfrentou paralisia renal, necessitando de hemodiálise.
Em 7 de dezembro, ao retornar para casa em Santos (SP), Lima pegou a fruta na beira da estrada, sem higienizá-la, e a descascou com os dentes antes de consumi-la. Logo surgiram os primeiros sintomas: febre, dores musculares e vômitos.
Apesar do diagnóstico inicial de dengue em 12 de dezembro, o tratamento não surtia efeito, levando-o a ser internado dias depois com infecção renal aguda e princípio de icterícia, indicando problemas no fígado.
Suspeitando de leptospirose, os médicos, em conversa com o caminhoneiro, descobriram o episódio da manga, permitindo o diagnóstico correto quase 10 dias após o início dos sintomas.
Lima apresentou uma forma avançada da leptospirose, a Síndrome de Weil, caracterizada pelo agravamento nos órgãos, especialmente fígado e rins. Essa infecção bacteriana é transmitida pelo contato com a urina de roedores infectados.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
A Síndrome de Weil pode resultar em inconsciência, febre e, em casos graves, levar a morte, ocorrendo em 10% dos casos e em até 40% dos casos mais severos, como o do caminhoneiro.
Após sessões de hemodiálise e tratamento com antibióticos intensivos, Lima recebeu alta no Natal de 2023. Atualmente, ele se submete a tratamentos fisioterapêuticos e continua o uso de antibióticos.