Você sabia que apenas água e sabão são são suficientes para garantir uma higiene eficaz na hora do banho? Muita gente não sabe, mas o uso adequado da ducha é igualmente importante. Além de proporcionar uma sensação de frescor, a bucha utilizada corretamente pode promover uma higiene mais profunda, auxiliando na prevenção de problemas dermatológicos e na manutenção do bem-estar. Portanto, adotar práticas de higiene que incluam o uso adequado da ducha é crucial para garantir uma limpeza eficiente e promover a saúde da pele.
Dr. Ícaro Alcântara é médico e a há mais de 20 anos atua com foco no estilo de vida e na medicina integrativa. Em entrevista ao canal Fernando Beteti, ele destaca a importância do uso da bucha para um banho adequado
“A bucha vegetal, ou a bucha usada de leve, serve para você retirar as camadas superficiais mortas da pele. Porque a pele se renova a cada sete dias, mais ou menos. Essa higienização é necessária justamente para você melhorar a exposição de pele vital ao sol. A limpeza ainda serve para melhorar a drenagem de toxinas e o funcionamento de glândulas sebáceas e sudoríparas na pele. Então, a escovação leve é muito boa no banho, em geral”.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
De acordo com Dr. Ícaro Alcântara, uma técnica que recomenda é fazer uma escovação leve na pele durante o banho por 30 segundos, cinco vezes por semana. “Aquele banho só com água e sabonete nunca foi o ideal. Esse banho não vai conseguir retirar de forma eficaz as camadas de pele mortas. Então, você vai acumulando as camadas e isso vai prejudicando a
oxigenação da pele, o funcionamento de glândulas sebáceas e sudoríparas. Assim, quando você retira as camadas mortas, sem fricção excessiva, ou seja, com uma fricção bem leve e geral, você consegue uma vitalidade de pele muito maior porque você até estimula a renovação celular e o colágeno na pele”, ensinou.