segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Home » ‘Diabetes tem cura’, explica Lair Ribeiro

‘Diabetes tem cura’, explica Lair Ribeiro

por Fernando Beteti

“A diabetes tem cura”. A frase é do médico, escritor best-sellers e conferencista Lair Ribeiro. Segundo ele, a diabetes é uma doença nutricional e, portanto, deve ser tratada como tal.

“O paciente diabético tem que primeiro mudar qualidade de vida dele. Enquanto ele não mudar a alimentação dele, enquanto ele não mudar qualidade de vida dele, não interessa o remédio caro que ele vai comprar. Ou seja, ele não vai resolver o problema. O remédio aí é coadjuvante”, diz.

Sendo assim, o especialista reforça que a solução do problema passa necessariamente pela mudança na alimentação.

“Nesse sentido, é importante ele saber que tem que comer menos carboidrato possível. Ele tem que abrir mão do pão, do
macarrão, das farinhas, em geral, pois isso tudo vai virar glicose”. O caminho, explica Lair, é uma dieta a base de proteína e gordura.

A diabetes, conforme o Ministério da Saúde, é decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, assim sendo, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Basta controlar a glicemia?

Dessa forma, basta ter a glicemia controlada, certo? Errado! “Se você está com a glicemia controlada por remédio, vou lhe explicar o que acontece. O que é mais nobre? O sangue ou o que está dentro da célula. A função do sangue é levar nutrientes para abastecer as células. Dentro da célula estão o núcleo, a molécula mais importante do corpo, que é o DNA, as organelas mitocôndrias, ribossomos. Resumindo, tudo que tem nobreza está dentro da célula”, relata Lair Ribeiro.

“Agora, se eu estou com sangue com açúcar elevado. O que que eu faço? Eu dou um remédio para enfiar essa açúcar
para dentro da célula. Eu tirei o açúcar de um lugar menos nobre e empurrei esse açúcar para o lugar mais nobre. Nessa perspectiva, o ribossomo não vai conseguir funcionar, o núcleo e et… isso porque está cheio de açúcar lá dentro. Você acha que isso é solução? Isso para mim enxugar gelo”.

Clique aqui para acompanhar entrevistas completas feitas pelo Repórter Saúde, Fernando Beteti, com Lair Ribeiro, para entender como a diabetes tem cura.

Foto: Freepik

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.