Um novo efeito colateral relacionado ao uso da pílula anticoncepcional foi descoberto. É isso que afirmam cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália. Os resultados do estudo mundial foram publicados na revista Adaptive Human Behavior and Physiology.
O estudo observou que as mulheres que tomam a pílula anticoncepcional se sentem menos confiantes perto do período de sua ovulação, em comparação com que aquelas que não tomam. Além disso, as que usam a pílula se mostram menos motivadas.
Leia também
- Covid: OMS não recomenda 4ª dose da vacina para população em geral
- Nariz de homem com varíola dos macacos apodrece
- Câncer de cabeça e pescoço: saiba identificar os sintomas
- Pesquisa mostra eficácia da vitamina B12 para atenuar covid-19
Mas como o estudo foi feito? Os pesquisadores pediram que 278 estudantes distribuídos em 21 países respondessem a um questionário. A lista incluía questões sobre autoestima, desejo sexual e motivação durante um ciclo menstrual de 28 dias. Do total, 86 mulheres faziam uso de pílula anticoncepcional ou de outro método contraceptivo (adesivo ou implante hormonal, por exemplo. Por outro lado, 192 não usavam métodos hormonais.
O resultado mostrou uma informação nova até então. A de que as mulheres com um ciclo regular, e sem interferência de hormônios artificiais, sentiam-se mais motivadas, confiantes e competitivas.
Entretanto, os pesquisadores ressaltam que a pesquisa sobre a pílula anticoncepcional é reduzida e observacional.
Foto: Frepik
Fernando Beteti, parabéns pelo seu trabalho. O sua live trás muito esclarecimento para todos. Tenho uma sugestão de live: O protocolo Coimbra. Sou de Porto Alegre,rs