O brócolis é um vegetal altamente nutritivo, rico em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, incluindo ferro, cálcio, potássio e magnésio. Devido a essa composição, ele oferece vários benefícios à saúde e é um aliado contra o acidente vascular cerebral (AVC). Um estudo recente revelou que, além dessas propriedades, o brócolis contém um componente químico natural que pode ajudar na prevenção e tratamento de derrames.
Publicado na revista científica ACS Central Science, da American Chemical Society, o estudo descobriu que esse componente pode reduzir a formação de coágulos sanguíneos, que podem causar acidentes vasculares cerebrais, e melhorar a eficácia de medicamentos anticoagulantes.
Segundo o autor principal do estudo, Xuyu (Johnny) Liu, essa descoberta pode levar ao desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de AVC. Liu explica que após um paciente sofrer um AVC isquêmico, ele é tratado com ativador de plasminogênio tecidual (tPA), um medicamento anticoagulante que só é eficaz em 20% dos casos.
- LEIA TAMBÉM
O AVC isquêmico ocorre quando uma artéria é obstruída, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, e representa cerca de 85% dos casos de AVC, de acordo com o Ministério da Saúde. Nos ensaios pré-clínicos, os pesquisadores descobriram que a eficácia do tPA aumentou para 60% quando combinado com o composto derivado do brócolis. Além disso, o composto não causou sinais de sangramento, um efeito colateral comum de tratamentos com anticoagulantes.
Liu comentou que essa descoberta poderia permitir que paramédicos tratassem pacientes com AVC isquêmico com medicamentos à base de brócolis junto com tPA a caminho do hospital. O estudo também mostrou que as moléculas derivadas do brócolis podem retardar o início de um derrame, indicando um potencial uso preventivo para pacientes de alto risco.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Com base nesses resultados, a equipe de pesquisadores pretende realizar ensaios clínicos para avaliar se o componente químico do brócolis pode se tornar um tratamento preventivo e anticoagulante para AVC, com previsão de disponibilidade em até cinco anos.
“Nós estamos muito entusiasmados por termos isolado um composto natural que pode ter grandes efeitos benéficos. Continuaremos a explorar como compostos altamente purificados de vegetais podem beneficiar processos de doenças”, concluiu Liu.
As informações são da CNN