Existem alimentos que por si só garantem inúmeros benefícios para a saúde. No entanto, há algumas combinações que potencializam os efeitos positivos. É o caso, por exemplo, da uva (principalmente em forma de suco) e da cúrcuma, que apresentam o um significativo “problema” em comum. Quem esclarece essa questão é Dr. Sandra Chagas, que é terapeuta integrativa sistêmica, com formação em nutrição funcional.
Em entrevista ao canal de Fernando Beteti, a Dra. Sandra Chagas trouxe uma informação importante. De acordo com ela, o suco de uva integral tem Resveratrol, uma substância famosa por poder fazer bem ao coração, melhorar a função cerebral e controlar inflamações. Porém, ela alerta que os sucos, em geral, especialmente o de uva, é muito rico em frutose, algo extremamente prejudicial ao fígado.
Ainda de acordo com a especialista, o Resveratrol, assim como as propriedades positivas da cúrcuma, necessitam de um importante aliado. Trata-se da piperina, um composto orgânico, presente na pimenta preta, por exemplo, que aumenta a absorção de outros nutrientes.
“O Resveratrol, muito pouca gente sabe, mas ele é igual a cúrcuma. Ou seja, tem que ter a Piperina junto para ser absorvido”, comentou ela, reforçando que na hora de escolher entre tomar um suco natural ou comer a fruta, sempre prefira a segunda opção.
Fuja dos sucos!
Em forma de suco, o açúcar é absorvido muito mais rápido pelo organismo. Da mesma forma, a preparação da bebida também “extermina” a quantidade de fibras.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
“Deus é perfeito, então ele já fez a coisa perfeita, que é a fruta. Na fruta, o ‘veneno’ é a frutose e o ‘antídoto’ são as fibras. Então, a fruta, que é rica em minerais e antioxidantes, por exemplo, tem frutose, mas já tem o ‘antídoto’ que é a fibra. Assim, a fibra não vai direto para o fígado”, comentou ela, reforçando que as fibras são eliminadas no preparo do suco.
“Com o suco, é como se você pegasse o veneno, tirasse o antídoto e jogasse isso para dentro de você”, alertou Dra. Sandra Chagas, em conversa ao canal Fernando Beteti.