sábado, fevereiro 24, 2024
Home » Chocolate com vidro, sorvete contaminado, maionese com aditivo vencido… Veja lista de produtos de marcas famosas recolhidos no Brasil

Chocolate com vidro, sorvete contaminado, maionese com aditivo vencido… Veja lista de produtos de marcas famosas recolhidos no Brasil

por Redação

Entre janeiro de 2018 e julho deste ano foram registrados 147 recolhimentos de produtos no Brasil. Além disso, 61 destes recolhimentos ocorreram nos últimos 12 meses. Os dados são de um um levantamento realizado pelo GLOBO, com base nos dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em comparação com a agência de vigilância americana, a FDA, que contabilizou 216 produtos recolhidos (recalls) no mesmo período, o número é menor.

O processo de recall é acionado quando um produto é identificado como representando risco à saúde ou segurança do consumidor.

Veja alguns dos principais produtos recolhidos

27 de abril de 2022 – Chocolate Kinder

Diante do registro de dezenas de casos de salmonela causada por chocolates Kinder no Reino Unido, o Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a fabricante Ferrero do Brasil. Por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a pasta determinou que a Ferrero do Brasil formalize o recall do chocolate Kinder ou apresente esclarecimentos sobre a segurança do produto.

Agosto de 2022- sorvetes Häagen-Dazs

A empresa General Mills Brasil Alimentos Ltda., responsável pela marca Häagen-Dazs, comunicou à Anvisa sobre o recolhimento de sorvetes e picolés da marca que tenham validade entre 16/5/2023 e 29/6/2023. Isso, por causa do risco de uma substância genotóxica — que potencialmente pode causar alterações no material genético — tenha sido adicionada na produção.

18 de outubro de 2022 – Chocolates Garoto

Garoto anunciou o recolhimento voluntário dois lotes de chocolates da marca. “O procedimento de recolhimento foi iniciado pela empresa, tendo em vista a constatação de avaria em um dos equipamentos de produção da fábrica com risco de conter pequenos fragmentos de vidro em produtos dos lotes mencionados, podendo causar lesões na boca ou mucosas”.

29 de março de 2023 – Maionese Fugini

A Anvisa suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini. De acordo com a Anvisa, a medida é preventiva e tomada após a realização de inspeção sanitária na fábrica paulista. Sendo assim, foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Conforme a Anvisa, essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final. A Anvisa ainda fez o recolhimento de lotes da maionese por uso de matéria-prima vencida. “Alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme Código de Defesa do Consumidor, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento de alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor”, informa a Anvisa.

O que disseram as empresas, à reportagem de O Globo:

A Fugini, em nota, reitera o seu compromisso com qualidade, segurança e boas práticas.

A General Mills informa que realizou o recall de lotes específicos da marca Häagen-Dazs, após identificar traços de 2-Cloroetanol.

A Garoto diz que fez recolhimento voluntário de um lote da barra de 80g caju e de outro lote do tablete, também de 80g, caju e passas restrito a Santa Catarina e Espírito Santo. E acrescenta que nenhum acidente foi registrado.

A Ferrero do Brasil esclarece que os produtos da Kinder mencionados em recall em 2022 não são comercializados pela companhia no país. Tratam-se de produtos fabricados na Bélgica, alvo de recall no exterior por contaminação por salmonella, distribuído por importadoras independentes.

Redação

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.