segunda-feira, fevereiro 26, 2024
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Alerta! Esses são os 7 tipos de alimentos que mais causam inflamação, segundo especialista de Harvard

por Redação

Eles são saborosos? Sim. Práticos? Também. Mas, o preço que se paga ao serem consumidos com exagero afeta diretamente a saúde. Isso porque existem alimentos que são altamente inflamatórios e podem afetar o nosso cérebro. É o que explicou a a Dra. Uma Naidoo, da Universidade de Harvard, e especialista em psiquiatria nutricional, em entrevista à revista Hola! Veja a lista abaixo de alimentos que causam inflamação do corpo:

Alimentos ultraprocessados e a inflamação

Esse tipo de alimento contém excesso de açúcares refinados, adoçantes e aditivos ricos em frutose, como xarope de milho, que afetam negativamente a flora intestinal e inundam o cérebro com glicose. A longo prazo, isso pode aumentar a sensação de fadiga e até mesmo o risco de depressão.

Óleos refinados de sementes e a inflamação

A indústria alimentícia ampliou a variedade de produtos que podemos consumir e aumentou a vida útil dos alimentos. No entanto, em alguns casos, a oferta de produtos não saudáveis é preocupante. É o caso, por exemplo, dos óleos altamente processados produzidos a partir de subprodutos de culturas extensivas. Estamos falando de óleos como óleo de girassol, óleo de milho ou óleo de soja. Durante o processo de produção desses óleos, a quantidade de ômega 6 inflamatório aumenta, enquanto o ômega 3 anti-inflamatório desaparece. Estudos médicos demonstraram que pessoas que consomem grandes quantidades de ômega 6 têm maior risco de depressão. Para evitar isso, é aconselhável optar por outros tipos de óleo, como azeite extra virgem, ou consumir outras gorduras saudáveis, como abacate.

Batatas, petiscos e outros alimentos fritos

Mesmo que as comidas fritas sejam tentadoras e desejáveis, tanto ao vê-las quanto ao sentirmos o cheiro, devemos pensar duas vezes e escolher alternativas mais saudáveis. Um estudo japonês realizado com trabalhadores de fábricas sugere uma relação entre o consumo de frituras e uma maior predisposição à depressão e menor resiliência. Segundo a especialista em nutrição Uma Naidoo, as gorduras prejudiciais presentes nesses alimentos podem ser responsáveis por essa relação.

Adoçantes

Embora seja comum utilizar adoçantes em dietas para perda de peso, seria preferível acostumar nosso paladar ao sabor de alimentos sem açúcar ou adoçantes artificiais. A ciência tem apontado uma associação entre o consumo desses produtos e um maior risco de depressão, conforme alertado por especialistas em nutrição da Universidade de Harvard. De fato, estudos indicam possíveis efeitos tóxicos dos adoçantes sintéticos no cérebro. Recentemente, a OMS desencorajou o seu uso.

Açúcares refinados e adicionados

É sabido que podemos encontrá-los em sobremesas ou outros produtos consumidos no café da manhã. No entanto, talvez não saibamos que também estão presentes em outros alimentos, como molhos, molho de tomate, ketchup, molhos para salada, molho de soja e até mesmo pão. Esses açúcares aumentam significativamente a inflamação em nosso corpo, aumentando cada vez mais nosso desejo por eles. O consumo excessivo de açúcar está associado a maior irritabilidade, ansiedade e alterações de humor.

Carnes processadas

O consumo de carnes processadas está relacionado a um maior risco de doenças, como doenças cardíacas, diabetes e câncer, especialmente câncer de cólon. Esses produtos cárneos processados contêm substâncias geradas durante o cozimento em altas temperaturas, que podem causar inflamação no organismo. Exemplos comuns de carnes processadas incluem salsicha, bacon, linguiça, carne defumada e carne seca. É importante considerar os efeitos adversos que o consumo excessivo desses produtos pode ter na saúde e buscar alternativas mais saudáveis em nossa dieta diária.

Bebidas alcoólicas

Há controvérsias em relação ao consumo moderado de álcool, pois embora sejam atribuídos certos benefícios, muitos especialistas defendem evitar completamente o seu consumo. No entanto, há um consenso unânime em relação à resposta inflamatória do corpo quando se consome grandes quantidades de álcool. O consumo moderado é considerado o equivalente a dois copos de vinho ou duas cervejas para homens, e um copo para mulheres. Além disso, os especialistas também recomendam passar pelo menos dois dias consecutivos por semana sem consumir nenhuma quantidade de álcool.

Redação

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