Home » Inflamação: Falta de vitamina D pode causar diabetes e problemas cardíacos, sugere estudo

Inflamação: Falta de vitamina D pode causar diabetes e problemas cardíacos, sugere estudo

por Fernando Beteti
Vitamina D

Conquista-se a vitamina D pela correta exposição ao Sol ou por meio da suplementação. Até aí, nenhuma novidade. Mas, o que os cientistas constataram recentemente é que pessoas com bons níveis de vitamina D correm menos risco de sofrer problemas cardíacos e de ter diabetes.

É o que mostra uma pesquisa da Universidade do Sul da Austrália, que coletou informações de 294 mil britânicos que participam do UK Biobank. Trata-se de um banco de dados de pacientes do Reino Unido.

O estudo está publicado na revista científica International Journal of Epidemiology. Sendo assim, os dados mostraram que aqueles que apresentavam altas taxas de proteína C Reativa (PCR), que sobe quando o corpo sofre inflamações, contavam com baixos níveis de vitamina D.

Ocorre que a inflamação do organismo em excesso aumenta o risco do desenvolvimento de doenças, como, por exemplo a diabetes tipo 2 e também problemas no coração.

“A inflamação é a maneira que o corpo tem de proteger os tecidos que estão machucados ou têm uma infecção. As proteínas C Reativas são geradas no fígado em resposta à inflamação. Então quando o estado é crônico, a substância estará em excesso”, explica, em comunicado à imprensa, o pesquisador Ang Zhou, responsável pelo estudo.

Além disso, ele destaca que estimular a produção de vitamina D ou suplementá-la em pacientes que têm deficiências é uma alternativa para reduzir a inflamação crônica e os problemas desencadeados por ela.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.