As vitaminas são nutrientes e, portanto, importantes para o funcionamento do organismo. Entre elas, estão as vitaminas do Complexo B: B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico), B12 (Cianocobalamina).
Elas se caracterizam por serem hidrossolúveis, ou seja, dissolvem-se em água, sendo transportadas pela corrente sanguínea até aos locais onde serão utilizadas em nosso corpo. Dentre os benefícios que proporcionam, destacam-se:
- participação nos sistemas neurológico, muscular, imunológico e digestivo;
- auxilia no crescimento celular;
- atua na conversão dos carboidratos em energia, etc.
Quando estamos com deficiência de vitaminas do Complexo B, podemos apresentar sintomas como:
- falta de disposição;
- fraqueza e cãibras musculares;
- dores abdominais;
- falta de apetite;
- Problemas capilares (queda);
- Diminuição do nível da saúde cerebral.
LEIA TAMBÉM – Carência de vitamina B12 pode levar à depressão e ansiedade, diz estudo
Sendo assim, só para se ter ideia do quanto essas vitaminas contribuem para o nosso bem-estar, a B9 (Ácido Fólico) é a responsável pela produção das células vermelhas do sangue e também pela remoção da homocisteína – um aminoácido presente no plasma sanguíneo e que pode aumentar as possibilidades de ocorrências de AVC´s (acidentes vasculares cerebrais). O ácido fólico ainda pode colaborar para a saúde cerebral, prevenindo, segundo estudos, a ocorrência de doenças degenerativas.
Imagina o quanto as demais vitaminas desse Complexo trazem de benefícios para o nosso organismo… Preparamos uma relação abaixo, com alguns deles:
- B1 – metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras; digestão e tônus muscular;
- B2 – transformação dos alimentos em energia. Do mesmo modo, tem atuação como antioxidante e na produção dos glóbulos vermelhos do sangue;
- B3 – ajuda no controle do colesterol, no sistema nervoso e circulatório;
- B5 – produção dos hormônios do estresse e sexuais, participação no metabolismo dos carboidratos e gorduras;
- B6 – contribui para o sistema imunológico, na produção de serotonina, regulação da homocisteína;
- B7 – auxilia para que unhas, pele e cabelos fiquem saudáveis; atua na regulagem da glicemia;
- B12: produção de hemácias, hemoglobinas, colabora no sistema muscular e no sistema nervoso central. Além disso, previne anemias, ajuda a melhorar as funções cognitivas nos idosos, auxilia na manutenção da integridade do DNA (fator preventivo contra câncer).
Ou seja, está claro que cuidar dos níveis de vitaminas faz um bem enorme para a nossa saúde. Suplementar e se alimentar de maneira adequada são hábitos necessários para conseguirmos isso.
Na Nutrigenes, três suplementos são ricos em vitaminas do complexo B. Conheça os multivitamínicos Homens e Mulheres e o Multivitaminas A-Z.