O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que marcas de café torrado foram desclassificadas devido à presença de impurezas e matérias estranhas acima dos limites permitidos pela Portaria nº 570, que rege a qualidade do produto.
Conforme a legislação:
- Matérias estranhas são definidas como grãos ou sementes de outras espécies vegetais, além de areia, pedras, torrões e outras sujeiras.
- Impurezas incluem cascas, paus e outros detritos originários do próprio pé de café.
Os produtos considerados impróprios para consumo serão recolhidos pelas empresas responsáveis, conforme previsto no artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que autoriza o recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.
Este alerta faz parte da Operação Valoriza, que realizou ações de fiscalização em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024, durante as quais foram coletadas 168 amostras de café.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.
Ainda, caso encontrem alguma dessas marcas sendo comercializadas, o Ministério solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.
- LEIA TAMBÉM
- Anvisa remove marca famosa de leite das prateleiras dos mercados
- Maionese, atum ralado, leite… Veja produtos de marcas famosas recolhidos pela Anvisa
As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno é realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária. O Mapa reforça seu compromisso com a segurança dos alimentos e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores, e continuará atuando de forma vigilante em todo o Brasil para coibir irregularidades observadas em café torrado e moído, para garantir a integridade e a confiança dos consumidores na indústria de café.
Gratidão ao Sr Fernando Beteti , muito esclarecedora e muito bom ficar sabendo tudo como cuidar de nossa saúde. Especialmente o nosso tão apreciado café. Sinceramente eu venho tendo muita dúvida em relação a qualidade dos nossos cafés,e se tratando de algo que faz parte de nosso cotidiano é muito importante que seja de boa qualidade. Suas informações são bastante esclarecedora e vão nos ajudar. Grata!