Imagine você descobrir que o maior inimigo da sua saúde é o seu próprio organismo. Assim são as doenças autoimunes, que surgem do mau funcionamento do sistema imunológico e faz com que o atacar os seus próprios tecidos. Sam Silva é farmacêutico, empresário da área da saúde e professor adjunto na Universidade da Georgia em Atlanta, nos Estados Unidos e faz um alerta necessário. “A imunidade pode a maior aliada da saúde, ou também o pior pesadelo”.
“O ar que eu respiro, a comida que eu como e a bebida que eu estou tomando vai demandar do seu sistema imune uma resposta. Pode ser uma resposta adequada, ou desorganizada”, disse ele, em entrevista ao canal de Fernando Beteti, no YouTube.
Dessa forma, o principal papel da imunidade é proteger o organismo contra agentes infecciosos. Entre eles, estão vírus, fungos, bactérias e até parasitas. Entretanto, nem sempre as coisas ocorrem da forma esperada.
“Sua imunidade não é uma foto. É um filme. Ela é dinâmica. Então, se eu dormi bem, tive um sono profundo e reparador, ótimo. Isso vai ajudar a manter a imunidade em estado razoavelmente bom. Por outro lado, se eu tive que entregar um relatório no trabalho, me estressei, peguei um voo de madrugada, não dormi bem, o sistema imune já está abalado”, ensina o professor adjunto na Universidade da Georgia em Atlanta, nos Estados Unidos.
LEIA E INSPIRE-SE: Conheça Sam Silva: da superação do câncer, ao empreendedorismo na saúde
Sendo assim, são exemplos de doenças autoimunes: psoríase (foto no início da reportagem), lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, vitiligo, diabetes do tipo 1, esclerose múltipla, doença de Graves, hepatite autoimune, doença de Chron, tireoide de Hashimoto, doença celíaca, anemia perniciosa, entre outras.
Assista à entrevista completa de Fernando Beteti com Sam Silva e entenda mais sobre imunidade, doenças autoimunes e inflamação:
- Para saber mais, acesse o canal de Sam Silva no YouTube (clique aqui e conheça) ou visite o site oficial.