terça-feira, fevereiro 27, 2024
Home » Saiba qual é o prato tailandês que já matou 20 mil pessoas no país

Saiba qual é o prato tailandês que já matou 20 mil pessoas no país

por Redação
prato tailandês

O Pad Thai, Som Tum, Laab e Tom Yum Goong são algumas das receitas mais famosas da culinária tailandesa, que é amplamente reconhecida como uma das melhores do mundo. No entanto, há um prato menos conhecido que é aconselhável evitar devido aos graves riscos à saúde que apresenta. Este prato, chamado de Koi Pla, tem sido associado ao câncer e já tirou a vida de mais de 20 mil pessoas na Tailândia.

O Koi Pla é preparado a partir de peixe cru picado e moído, combinado com uma mistura de ervas, temperos e suco de limão. Embora seja popular em áreas economicamente desfavorecidas da Tailândia, consumi-lo pode ser perigoso para a saúde.

O problema não reside nos ingredientes em si, mas na presença de vermes parasitas vivos no interior do peixe. Esses parasitas, que são nativos de peixes de água doce, estão associados ao desenvolvimento do câncer de fígado, uma doença potencialmente fatal quando não tratada adequadamente.

Foto: The Mirror/Reprodução

De acordo com estimativas, o Koi Pla está relacionado à morte de mais de 20 mil pessoas na Tailândia. Essa conclusão foi alcançada por meio de um estudo que analisou a urina da população local, revelando que aproximadamente 80% das pessoas na comunidade haviam consumido o parasita.

Desde então, médicos têm lançado alertas para que as pessoas evitem esse prato. O cirurgião hepático Narong Khuntikeo, em colaboração com o governo local, iniciou um esforço para conscientizar os moradores da região sobre os perigos do Koi Pla. Além disso, ele desenvolveu um currículo escolar para educar as crianças sobre os riscos associados ao consumo de alimentos crus.

Redação

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.