A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, fez um importante alerta para quem tem ou pensa em colocar prótese mamária. A entidade alertou que o risco de desenvolvimento de câncer está relacionado a todos os modelos de prótese de mama. Ou seja, o risco vale tanto aquelas com superfícies texturizadas ou lisas, quanto para as preenchidas com soro fisiológico ou silicone.
- Leia também
Relatos de câncer associado à protese de mama
Até o momento, contudo, a FDA informou ter sido notificada sobre menos de 20 casos de carcinoma, e menos de 30 casos de linfomas inesperados, na cápsula ao redor do implante mamário – a cápsula em questão se trata do tecido cicatricial acumulado ao redor do implante).
“Os profissionais de saúde e as pessoas que têm ou estão considerando implantes mamários devem estar cientes de que os casos foram relatados à FDA e na literatura”, afirma a agência.
Além disso, em 2021, a FDA já havia adicionado novas restrições e advertências para implantes mamários. Isso foi feito depois que mulheres desenvolveram linfoma anaplásico de grandes células associado a implante mamário, ou o BIA-ALCL, um câncer do sistema imunológico. Esses casos eram geralmente associados a implantes texturizados.
Entenda os cânceres
Segundo o Ministério da Saúde, linfoma é o câncer que afeta os linfócitos, células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Esse tipo de câncer se desenvolve principalmente nos linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos.
Por outro lado, o carcinoma é um câncer que tem início na pele ou nos tecidos que revestem ou cobrem os órgãos internos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cancerologia. Existe um número de subtipos de carcinoma, incluindo adenocarcinoma, carcinoma de células basais, carcinoma de células escamosas e carcinoma de células de transição.
Foto: Freepik.