segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Home » Prótese de mama: Todos os tipos estão associados ao câncer, alerta FDA

Prótese de mama: Todos os tipos estão associados ao câncer, alerta FDA

por Fernando Beteti

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, fez um importante alerta para quem tem ou pensa em colocar prótese mamária. A entidade alertou que o risco de desenvolvimento de câncer está relacionado a todos os modelos de prótese de mama. Ou seja, o risco vale tanto aquelas com superfícies texturizadas ou lisas, quanto para as preenchidas com soro fisiológico ou silicone.

Relatos de câncer associado à protese de mama

Até o momento, contudo, a FDA informou ter sido notificada sobre menos de 20 casos de carcinoma, e menos de 30 casos de linfomas inesperados, na cápsula ao redor do implante mamário – a cápsula em questão se trata do tecido cicatricial acumulado ao redor do implante).

“Os profissionais de saúde e as pessoas que têm ou estão considerando implantes mamários devem estar cientes de que os casos foram relatados à FDA e na literatura”, afirma a agência.

Além disso, em 2021, a FDA já havia adicionado novas restrições e advertências para implantes mamários. Isso foi feito depois que mulheres desenvolveram linfoma anaplásico de grandes células associado a implante mamário, ou o BIA-ALCL, um câncer do sistema imunológico. Esses casos eram geralmente associados a implantes texturizados.

Entenda os cânceres

Segundo o Ministério da Saúde, linfoma é o câncer que afeta os linfócitos, células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Esse tipo de câncer se desenvolve principalmente nos linfonodos, também chamados de gânglios linfáticos.

Por outro lado, o carcinoma é um câncer que tem início na pele ou nos tecidos que revestem ou cobrem os órgãos internos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cancerologia. Existe um número de subtipos de carcinoma, incluindo adenocarcinoma, carcinoma de células basais, carcinoma de células escamosas e carcinoma de células de transição.

Foto: Freepik.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.