A vitamina B12 é importante para a saúde da mente. É o que comprova um estudo divulgado na revista científica The Journal of Neuropsychiatry and Clinical Neurosciences. Segundo os pesquisadores, a falta do nutriente pode estar associada ao estresse, ansiedade e falta de memória. Além disso, a carência colabora para a piora do humor e da concentração.
A absorção da Vitamina B12 reduz à medida que a idade avança. Sendo assim, de acordo com a pesquisa, a deficiência é mais verificada em idosos. Quatro em cada dez pessoas idosas têm carência do nutriente, conforme o estudo. Os sintomas do problema incluem irritabilidade e até mesmo quadros de demência e alucinações.
Para ajudar a resolver a deficiência da B12 e, consequentemente, reduzir os riscos de distúrbios neuropsiquiátricos, a suplementação é uma importante aliada. Do mesmo modo, uma triagem anual para verificar a deficiência do nutriente é importante
- Os suplementos Multivitaminas, Cerebron e o Multivitamínico Homens e Mulheres têm a vitamina B12 na fórmula.
Relação entre vitamina B12 e covid-19
Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Minas Gerais constatou que a vitamina B12 regula processos inflamatórios que, durante a infecção pelo vírus Sars-CoV-2, se encontram desregulados. Na prática, esse quadro leva ao agravamento da covid-19.
A pesquisa comparou amostras de sangue de pacientes hospitalizados com as formas grave e moderada da doença. Além disso, usou amostras de sangue de pessoas saudáveis (voluntários sem covid-19), analisando a expressão de todos os genes pelas células de defesa, os leucócitos, em cada um dos grupos. Leia mais sobre o assunto aqui.
Fonte: Com Agência Brasil
Foto: Freepik