Você sabia que há uma razão significativa para que os cirurgiões e toda a equipe médica que atuam em centros cirúrgicos utilizem roupa azul ou verde? Essa escolha baseia-se em uma estratégia que envolve a oposição das cores.
No círculo cromático, o azul e o verde encontram-se no extremo oposto do vermelho, que é a cor do sangue humano – veja abaixo.
Quando os médicos passam longas horas concentrados no sangue e olham para superfícies brancas, isso pode causar um efeito momentâneo que atrapalha a sua visão. Vamos fazer um teste?
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Fixe os seus olhos no coração abaixo por 30 segundos, em seguida olhe para uma superfície totalmente branca.
Percebeu que surge um efeito visual com a imagem de um “fantasma” azul-esverdeado no formato do coração? É esse efeito de pós-imagem negativa que se quer evitar com a roupa azul ou verde dos médicos.
Sendo assim, no início do século 20, surgiu a ideia de substituir as roupas brancas por tons de azul ou verde nos centros cirúrgicos. Essa mudança foi motivada pelo fato de que, ao olhar para essas cores, os chamados “fantasmas” visuais se mesclam com a tonalidade dos pijamas cirúrgicos, eliminando assim uma distração causada por ilusões de ótica. É como se o azul ou verde atualizassem o cérebro dos médicos para a percepção da cor vermelha.