segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Home » Pesquisa de novo remédio injetável para prevenir HIV não acha voluntários

Pesquisa de novo remédio injetável para prevenir HIV não acha voluntários

por Fernando Beteti

Pesquisadores têm encontrado dificuldade para conseguir voluntários para testar o Lenacapavir. Trata-se de um medicamento que impede a infecção pelo vírus HIV em pessoas que não usam preservativo nas relações sexuais.

De acordo com o UOL, a pesquisa é mundial e o medicamento, que é injetável, pode facilitar a vida de quem toma Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV. Ou seja, que toma diariamente um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, então, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV.

Por outro lado, o novo remédio, no qual os pesquisadores pretendem testar a eficácia, será uma injeção aplicada a cada seis meses. Ainda segundo o UOL, o Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS (CRT) busca reunir cem voluntários em São Paulo desde novembro. No entanto, número não chegou a 60.

Porém, não é qualquer pessoa que pode se candidatar como coluntário. Veja os pré-requisitos: não usar PrEP; ter vida sexual ativa; ser passivos na relação sexual; ser mulher transexual, travesti, homem trans ou homem gay cisgênero.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.