Pesquisadores têm encontrado dificuldade para conseguir voluntários para testar o Lenacapavir. Trata-se de um medicamento que impede a infecção pelo vírus HIV em pessoas que não usam preservativo nas relações sexuais.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
De acordo com o UOL, a pesquisa é mundial e o medicamento, que é injetável, pode facilitar a vida de quem toma Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV. Ou seja, que toma diariamente um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, então, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV.
Por outro lado, o novo remédio, no qual os pesquisadores pretendem testar a eficácia, será uma injeção aplicada a cada seis meses. Ainda segundo o UOL, o Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS (CRT) busca reunir cem voluntários em São Paulo desde novembro. No entanto, número não chegou a 60.
Porém, não é qualquer pessoa que pode se candidatar como coluntário. Veja os pré-requisitos: não usar PrEP; ter vida sexual ativa; ser passivos na relação sexual; ser mulher transexual, travesti, homem trans ou homem gay cisgênero.