Nos consultórios médicos, o colesterol alto geralmente é apontado como um dos grandes inimigos do coração. No entanto, há estudos realizados por pesquisadores renomados mundialmente que vão contra esta teoria. É o caso do cardiologista norte-americano, Dr. Stephen Sinatra, que afirma sem demonstrar dúvidas: “o colesterol não deve ser encarado como vilão da saúde”.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Em Tampa, na Flórida (Estados Unidos), o Canal Fernando Beteti teve a oportunidade de realizar uma entrevista exclusiva com Dr. Stephen Sinatra. A conversa ocorreu em março de 2018 e, na oportunidade, o médico reforçou a tese de que o colesterol, em si, é “inofensivo” para a saúde.
“Colesterol é extremamente necessário para o corpo humano. Precisamos dele para viver. A inflamação é a causa das doenças coronárias. O colesterol não é o ‘culpado’ por obstruir as artérias em situações de doença cardíaca”, comentou ele.
A experiência adquirida após muita pesquisa e mais de três décadas de atuação clínica, levaram Dr. Stephen Sinatra a concluir que existem uma série de outros fatores que predispõem o surgimento de um infarto.
“Para mim, o ataque do coração é resultado de um sangue de alta viscosidade e veias estreitas. Existem muitas razões para estreitamento das veias. Ente elas, o estresse emocional, muito ferro no sangue e homocisteína elevada. Enfim, a lista é tremendamente grande. Mas, acredito que o colesterol tem apenas uma pequena contribuição para o infarto”, acrescenta ele.
- LEIA TAMBÉM – Solução de Sinatra: o que é e para que serve?
- QUER COMPRAR A SOLUÇÃO DE SINATRA? CLIQUE AQUI
Assista uma das entrevistas com Dr. Stephen Sinatra e saiba mais mais sobre colesterol e outros assuntos
Livro
O posicionamento de Dr. Stephen Sinatra “em defesa” do colesterol o levou a escrever o livro “O Mito do Colesterol”, assinado em parceria com Jonny Bowden. Nas páginas, mais uma vez a tese de que a diminuição do colesterol não reduz risco de problemas cardíacos é levantada.
“A maioria dos médicos e cardiologistas continua a medir os níveis de colesterol dos seus pacientes e a prescrever estatinas para baixar os valores. Entretanto, a verdadeira causa da doença cardíaca, a inflamação, continua a ser ignorada”, destacam os autores.
“O colesterol é encontrado na cena do crime para a doença cardíaca, mas não é o criminoso.”
In memorian
Um dos grandes médicos estudiosos sobre a saúde do coração foi o norte-americano, Dr. Stephen Sinatra. Considerado um gênio da medicina e “pai” de uma fórmula inovadora para a saúde cardíaca, ele morreu dia 19 de junho, aos 75 anos. A morte dele gerou grande comoção entre aqueles que tiveram a vida transformada graças ao seu legado. E entre as grandes descobertas de Stephen Sinatra está uma grande aliada para garantir saúde e energia ao coração, Trata-se da Cardiologia Metabólica, um método de tratamento de doenças cardíacas responsável por tirar milhares de pessoas do fila do transplante e que apesar de ganhar cada vez mais espaço nos principais centros médicos espalhados pelo mundo ainda é pouco conhecido no Brasil.