Home » Coronavírus: Vírus testado em laboratório da China é 100% mortal

Coronavírus: Vírus testado em laboratório da China é 100% mortal

por Redação

Cientistas chineses conduziram testes em cobaias utilizando uma cepa mutante do novo coronavírus (SARS-CoV-2) que se revelou totalmente letal, com uma preocupação crescente sobre a possibilidade desse microrganismo desencadear uma nova pandemia.

Conforme reportado pelo tabloide britânico Daily Mail, os pesquisadores replicaram um vírus similar ao responsável pela Covid-19, encontrado em pangolins, denominado GX_P2V. Esse vírus foi submetido a testes em ratos geneticamente modificados para expressarem a proteína AC2, utilizada pelo SARS-CoV-2 para invadir nossas células.

Todas as cobaias infectadas pereceram em um período de oito dias, um desfecho descrito pelos pesquisadores como “surpreendentemente” rápido. Além disso, eles observaram níveis elevados de carga viral no cérebro e nos olhos dos ratos, sugerindo que o GX_P2V, apesar de sua relação com a Covid, se replica e se dissemina pelo corpo de forma distinta.

Sobre o coronavírus

O coronavírus é uma família de vírus que pode causar doenças em animais e seres humanos. Em humanos, essas doenças variam desde o resfriado comum até doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

O novo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. Esse vírus é responsável pela doença chamada COVID-19, que se espalhou rapidamente pelo mundo, resultando em uma pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020.

Os sintomas da COVID-19 podem variar de leves a graves e incluem febre, tosse, falta de ar, fadiga, dores musculares, dor de cabeça, perda de paladar e olfato, entre outros. Em casos mais graves, a infecção pode levar à pneumonia, insuficiência respiratória e até mesmo à morte, especialmente em pessoas idosas ou com condições médicas pré-existentes.

Redação

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.