terça-feira, fevereiro 27, 2024
Home » Conheça quatro alimentos que você jamais deve requentar

Conheça quatro alimentos que você jamais deve requentar

por Fernando Beteti

Requentar alimentos faz parte da rotina da maioria das pessoas. Afinal, a sobra do jantar de ontem pode ser a salvação do almoço de hoje. No entanto, alguns alimentos podem representar um risco para a saúde se forem reaquecidos, como é o caso do arroz.

Em uma entrevista ao portal britânico Daily Mail, a nutricionista Kim Lindsay destacou alimentos que não devem ser aquecidos novamente. O motivo principal está relacionado à intoxicação alimentar causada por bactérias resistentes ao calor ou à cocção dos nutrientes. Essas bactérias perigosas se proliferam rapidamente ao longo do tempo.

Arroz

Kim começou a lista mencionando o arroz, frequentemente considerado inofensivo. “Os grãos crus podem conter uma bactéria chamada bacillus cereus, que nem sempre é eliminada durante o processo de cozimento. Isso pode resultar em intoxicação alimentar”, revelou a especialista. Os sintomas da doença causada por bacillus cereus incluem vômitos, diarreia e cólicas abdominais.

Batata

Em seguida, Kim mencionou a batata. O problema com esse vegetal não está exatamente em reaquecê-lo, mas sim em deixá-lo fora da geladeira por muito tempo. Se a batata permanecer fora do refrigerador por mais de duas horas, pode ocorrer o crescimento de clostridium botulinum, uma toxina que causa botulismo. Essa doença afeta o cérebro, os nervos e a medula espinhal, resultando em paralisia.

De acordo com a nutricionista, cozinhar batatas em papel alumínio pode aumentar ainda mais o risco de botulismo: “O alumínio corta o oxigênio e pode promover o crescimento de bactérias na batata”. No caso do purê de batatas, ingredientes perecíveis, como leite e manteiga, também podem aumentar as chances de doenças.

Ovo

O terceiro alimento arriscado na lista é o ovo. Na geladeira, ele pode durar até seis semanas antes de ser consumido, mas se já estiver preparado, deve ser ingerido imediatamente. Isso ocorre porque os ovos podem conter salmonela, que causa intoxicação alimentar, e deixá-los “descansando” por longos períodos ajuda na proliferação dessa bactéria. Kim alertou sobre o crescimento desse microrganismo, que pode causar desconforto abdominal e vômitos.

Espinafre

Por último, a especialista mencionou o espinafre. Aquecer novamente esse alimento pode estar diretamente relacionado ao aumento do risco de câncer. Isso ocorre porque vegetais de folhas verdes contêm nitratos, que podem se converter em nitrosaminas (substâncias cancerígenas) quando aquecidos, especialmente mais de uma vez.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.