sábado, fevereiro 24, 2024
Home » Conheça quais são os nutrientes essenciais depois dos 40 anos

Conheça quais são os nutrientes essenciais depois dos 40 anos

por Fernando Beteti

Com a expectativa de vida do brasileiro em torno de 72 anos, chegar aos 40 pode significar que você já viveu mais da metade dela. Assim, o alerta natural do corpo é ativado automaticamente, já que ocorrem muitas alterações em nosso corpo e organismo. Algumas vitaminas e minerais começam a não ser repostos e produzidos como antes após essa idade, sendo necessário recorrer aos suplementos vitamínicos. Você conhece os minerais, vitaminas e outros nutrientes essenciais para tomar depois dos 40 anos?

Afinal, quais são os nutrientes fundamentais para depois dos 40 anos?

senhor com suplementos na mão
Descubra quais são os nutrientes essenciais depois dos 40 anos

Depois dos 40, nosso corpo desacelera. É comum começarmos a sentir mais cansaço, menos energia para gastar e algumas dores espalhadas pelo corpo. Isso pode ser um sinal de que algumas vitaminas estão em falta no organismo. E aí é preciso ter atenção.

Muitos homens e mulheres têm adotado os suplementos multivitamínicos, específicos para cada um dos gêneros. Esses suplementos trazem muitos resultados, que são facilmente percebidos no dia a dia. Isso porque são compostos por vitaminas de A a Z, bem completos. No entanto, para alguns casos, nem sempre eles serão suficientes.

Fazer exames é fundamental para saber qual é a vitamina que o seu corpo está em carência. Mas, existem aquelas que são essenciais para qualquer pessoa que já chegou nessa idade. Você conhece? Vamos te contar sobre elas agora mesmo!

Ômega 3, benefícios para o seu coração

Sim, o Ômega 3 é um dos suplementos que, inegavelmente, traz benefícios para qualquer pessoa que começa tomá-lo. É um excelente agente contra o colesterol ruim (LDL) e ótimo para aumentar o colesterol bom (HDL). Por isso, é um suplemento totalmente benéfico para o coração e, consequentemente, para a circulação sanguínea. A maior vantagem dele é que não há contraindicações.

O Ômega 3 também é riquíssimo em um ácido graxo que não é produzido pelo nosso organismo, mas que faz muito bem para o funcionamento do nosso cérebro.

Coenzima Q10, mais energia para o seu dia a dia

A Coenzima Q10 é um tipo de suplemento ideal para quem já chegou aos 40,  indicado para dar mais energia, aumentando a efetividade mitocondrial no trabalho de respiração celular.

A Coenzima Q10 tem o importante efeito antioxidante, que está presente em grande parte dos tecidos do corpo e possui, ainda, ação rejuvenescedora. Sendo assim, ela integra o grupo de nutrientes importantes depois dos 40 anos.

Cromo Quelato, um mineral de muitos benefícios

O Cromo Quelato atua no metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, em conjunto com a insulina produzida pelo pâncreas. Por isso, colabora muito para a redução da gordura corporal, além de inibir o ganho de peso. Ao tomar esse suplemento, o desejo por carboidratos rápidos, como doces, pães e massas em geral é saciado, dando um super auxílio com a dieta.

A verdade é que o Cromo Quelato impede que o carboidrato seja metabolizado e armazenado em forma de gordura abdominal, e esse é um dos grandes motivos que o faz ser tão procurado pelas pessoas.

A falta de Cromo no organismo faz com que o cérebro entenda que o corpo está precisando de mais carboidratos e, consequentemente, aumenta os níveis de açúcar (glicose) na circulação sanguínea. Por isso, ele é um ótimo aliado para quem quer evitar o diabetes, especialmente para quem tem um histórico na família.

D-Ribose para aumentar o desempenho nas atividades físicas

Na lista de nutrientes “obrigatórios” depois dos 40 anos, está a D-Ribose. Por meio de suplemento, ela funciona como uma injeção de glicose para o aumento de energia através da síntese de ATP (Trifosfato de Adenosina), que é a principal fonte de energia da célula. Ela também constitui as moléculas de RNA, responsáveis pelo processo de síntese de proteínas, por isso, D-Ribose contribui para o aumento de massa muscular, desde que sob estímulo de atividade física.

Viu só como os suplementos são essenciais depois dos 40 anos? Se você já começou a sentir as reações da idade, talvez o seu corpo esteja precisando de algumas doses de suplementação para se manter forte e saudável.

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.