Comer um peixe de água doce nos Estados Unidos é o mesmo a ingerir água contaminada com produtos químicos como o teflon, conhecido por sua impermeabilidade, durante um mês. É o que mostra um estudo publicado na Revista Environmental Research.
Os produtos químicos perfluoroalquil e polifluoroalquil (PFAS) são desenvolvidos para resistir à umidade e ao calor. Assim sendo, são utilizados em revestimentos antiaderentes e também embalagens de produtos alimentícios. Além disso, essas substâncias causam malefícios para o fígado e afetam os níveis de colesterol. Da mesma forma, alguns desses produtos podem causar câncer e podem influenciar o crescimento do pênis, deixando-o significantemente menor e também mais fino.
Os cientistas deste estudo analisaram 500 amostras de peixes de lagos e rios dos Estados Unidos no período entre 2013 e 2015. De acordo com o estudo publicado na revista, a taxa média de contaminação foi de 9,5 microgramas por quilo de peixe. Três quartos dessas amostras apresentaram contaminação baseada em PFOS – trata-se de uma subcategoria de substâncias dentro dos PFAS.
Essa taxa de contaminação é equivalente a água potável contaminada com 48 partes por bilhão de PFOS por um mês. Conforme a regulação norte-americana, a água é considerada segura para consumo humano se apresentar 0,2 partes de PFOS por bilhão.
Foto da capa: Pixabay
Excelente matéria, já compartilhei!