A língua é um órgão que desempenha duas importantes funções. Como órgão sensorial, ela é responsável por detectar gosto, textura, temperatura e analisa se há químicos irritantes nos alimentos. Por outro lado, como órgão muscular, ela ajuda a movimentar o alimento dentro da boca e a iniciar a deglutição. Além disso, é fundamental para a articulação das palavras durante a fala.
No entanto, o que a maioria das pessoas não leva em consideração, é que os aspectos desse órgão podem revelar (e muito) sobre a saúde. Veja abaixo.
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo WhatsApp
- Receba os conteúdos de Fernando Beteti pelo Telegram
Língua com manchas brancas
Essas marcas podem sinalizar uma infecção fúngica. Isso porque há fungos que habitam nosso organismo, como o candida, por exemplo. Porém, a imunidade baixa podem fazer com que eles se multipliquem. Essa infecção é mais comum em bebês ou idosos que usam dentadura. Realiza-se o tratamento, geralmente, com antifúngicos.
Lisa
Caso a língua esteja muito lisa pode ser hora de recorrer à suplementação. Isso ocorre porque a língua tem protuberâncias (papilas gustativas), entretanto, quando há deficiência de vitaminas e outros nutrientes, o órgão tende a ficar liso. Entre os nutrientes que quando em falta ocasionam o problema estão o ferro e vitamina B12.
Aftas
Primeiramente, o que chama a atenção é que elas são dolorosas e geralmente surgem após uma mordida errada ou problema na escovação. Porém, também é resultante de estresse, doenças autoimunes, alergia a alimentos e carências de vitaminas.
Língua de ‘morango’
Língua de “morango” é caracterizada quando ela fica vermelha com pontinhos brancos. Além de alergia, pode ser um sinal de infecções bacterianas que surgem quando há infecções de garganta. Novamente, a deficiência vitaminas, como a vitamina B-12, podem resultar na língua de morango.
Amarelada
É causada por um acúmulo de células mortas da pele na superfície do órgão. Assim sendo, elas são decompostas por bactérias, proporcionando essa tonalidade amarelada. Existem dois principais motivos para esse problema: gastrite e escovação insuficiente, o que possibilita o acúmulo de células mortas.