terça-feira, fevereiro 27, 2024
Home » Batom e esmalte são vilões da saúde? Veja venenos que você usa no dia a dia e não sabia

Batom e esmalte são vilões da saúde? Veja venenos que você usa no dia a dia e não sabia

por Fernando Beteti

O mercado da beleza é gigante e movimenta a economia. As vendas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) faturaram R$ 124,5 bilhões em 2021, de acordo Euromonitor International. No entanto, nem sempre esses produtos, como o esmalte, batom e o desodorante, por exemplo, prezam pela segurança e qualidade. Então, qual o resultado disso? Grandes prejuízos para a saúde.

A Dr. Vivian Campos é uma autoridade sobre os cosméticos e o impacto deles na vida das pessoas. Assim sendo, em entrevista ao canal Fernando Beteti, ela elencou os grandes vilões, que merecem maior atenção no momento da escolha.

“Em termos, não necessariamente de alergia, mas que podem trazer mais problemas, chamo atenção para o batom. Isso porque ele foi feito para o que a gente chama de uso tópico, para passar na pele, para uso externo. Então, as substâncias que estão presentes no batom foram aprovadas, teoricamente, para passar na pele não entendendo que isso vai ter uma absorção, porque a gente come o batom. A mulher acaba ingerindo uma grande quantidade, então acaba ingerindo uma série de substâncias que não deveriam ser ingeridas”, alerta a médica, destacando ainda outros itens que merecem cuidado.

“Desodorante é um outro grande problema. Os antitranspirantes costumam dar, inclusive, reações alérgicas. O esmalte, com certeza, ainda é um grande alérgeno. O protetor solar também causa reação alérgica com frequência, principalmente pela quantidade de parabenos. Por fim, destaco a maquiagem para os olhos, principalmente rímel e lápis, por conta de acabarem entrando em contato com a mucosa ocular, que é uma mucosa bem sensível”, completou.

Grande repercussão

A entrevista foi um sucesso, com mais de 220 mil visualizações. Ao todo, o vídeo teve um tempo de exibição de mais de 22 mil horas e reuniu centenas de comentários. “Há bastante tempo eu comecei a pensar nos malefícios que o desodorante poderia causar, diminuí bastante o uso”, comentou uma seguidora do canal. “Acho tão legal quando pessoas conhecedores sobre determinados assuntos são entrevistas e dão informações importantes sem ser interrompidas”, escreveu outro. “em crianças de 3 anos usando batom e esmalte. O pior é que as mães ainda incentivam”, alertou um terceiro.

Uma das alternativas seguras é recorrer à Ozoncare, uma linha de dermocosméticos à base de ozônio.

Assista a entrevista completa com Dr. Vivian Campos

Fernando Beteti

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.