Home » Atenção! Esses alimentos são acessíveis, saborosos, mas cancerígenos

Atenção! Esses alimentos são acessíveis, saborosos, mas cancerígenos

por Redação

Vinte por cento dos casos de câncer registrados no Brasil estão relacionados com a nutrição inadequada, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ainda conforme o órgão, 3 em cada 10 casos da doença poderiam ser evitados com três cuidados básicos: alimentação saudável, controle de peso e prática de atividade física. No entanto, o que nem todo mundo sabe, é que alguns alimentos considerados cancerígenos, pois aumentam o risco de câncer.

Conheça alguns alimentos que dão câncer

Carne processada: alimentos como linguiça, salsicha, bacon e peito de peru apresentam grandes quantidades de nitritos e nitratos. Essas substâncias, em contato com o estômago, viram nitrosaminas, consideradas mutagênicas e com potencial cancerígeno.

Frituras: a acrilamida é um composto químico formado pelas temperaturas extremamente elevadas da fritura. Sendo assim ocorre que elas podem aumentar o estresse oxidativo e a inflamação no corpo. Esse contexto tem relação com o aumento das células cancerosas.

Refinados: farinha e açúcar, por exemplo, merecem atenção. Tanto o açúcar quanto os carboidratos, quando altamente processados, elevam o risco de estresse oxidativo e inflamação no corpo. Especialistas sugerem a associação entre eles e cânceres, como o de ovário e mama. 

Bebidas gaseificadas: Além de apresentar muito sal em forma de sódio, essas bebidas contam com adoçantes associados ao aparecimento de câncer. 

Enlatados:  já que o assunto são alimentos cancerígenos, melhor evitar molho de tomate, feijão pronto, milho, ervilha e sucos enlatados. Mas por quê? É que a maioria das embalagens desses produtos são revestidas com uma substância química chamada Bisfenol A (BPA). Esse composto, uma vez dissolvido nos alimentos, tende a provocar desequilíbrios hormonais, alterações no DNA e câncer.

Redação

Artigos Relacionados

Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja nosso parceiro!

Fale conosco e tire todas suas dúvidas. Venha fazer parte do maior canal de entrevistas de saúde do Brasil!

Newsletter

    @2023 Fernando Beteti – Todos os Direitos Reservados.